Advertisement

iFood capacita 400 entregadores em segurança no trânsito e primeiros socorros com o programa Anjos do Capacete em parceria com a Prefeitura do Rio

Iniciativa realizada com o poder público em cinco capitais brasileiras já qualificou cerca de 300 ciclistas e motociclistas no último ano

Rio de Janeiro recebe o maior grupo desde o lançamento do projeto, que tem levado de forma inédita e pioneira treinamento e formação para entregadores de todo o país

Crédito: Robert Gomes
São Paulo, 24 de novembro de 2021 - Diariamente milhares de entregadores circulam pelas ruas das cidades, diante disso é fundamental garantir a segurança e redobrar os cuidados com o trânsito. Por isso, o iFood tem levado a diferentes regiões do país um projeto inédito e pioneiro para treinamento e capacitação desses trabalhadores, transformando-os em importantes agentes de segurança viária. A nova cidade que recebe a iniciativa é o Rio de Janeiro, que terá o maior grupo formado desde o início do programa. O Anjos do Capacete será realizado em parceria com a Prefeitura do Rio e, até o começo de dezembro, serão capacitados 400 entregadores voluntários em primeiros socorros e segurança no trânsito.

As aulas presenciais são realizadas no Batalhão da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e todos aprenderão noções importantes sobre segurança viária, primeiros socorros e como proceder em casos de acidente, estejam eles envolvidos diretamente ou não. Serão realizadas palestras e instruções práticas pela Academia de Ensino da GM-Rio. O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) do Rio.

Ao final do curso, os entregadores receberão um capacete personalizado que os identificam nas ruas como "Anjo de Capacete", além de equipamentos básicos de primeiros socorros, jaqueta, alguns kits de segurança e o certificado de formação.

"Acreditamos muito no poder de transformação da sociedade por meio de parcerias público-privadas. A sociedade vai contar com um apoio adicional desses entregadores que estarão com um vasto conhecimento em segurança no trânsito e capacitados para facilitar a atuação das equipes de emergência. Após cada formação, vemos o quanto valorizados eles se sentem por fazer parte desta iniciativa", afirma João Sabino, Diretor de Políticas Públicas do iFood.

"O preparo faz toda a diferença para se lidar com a realidade que acontece nas ruas e suas consequências. Ter conhecimento e iniciativa para realizar um balizamento no trânsito, por exemplo, pode evitar outros acidentes e até garantir o prolongamento da vida. Essa parceria só vai trazer ganhos para a cidade. A Guarda Municipal está com as portas abertas para a Ifood e para todas as demais entidades que tenham esse tipo de preocupação, que contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas, ordenar mais a cidade e melhorar o relacionamento entre os diversos agentes que compõem o trânsito", destacou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

"A Prefeitura do Rio está empenhada na integração e no diálogo com os aplicativos, para que todos saiam ganhando, pois quando se promove a organização das atividades, as pessoas que precisam trabalhar são beneficiadas, os agentes responsáveis pela fiscalização, as empresas e principalmente a população. Todos os envolvidos nesta iniciativa estão de parabéns e o mais importante é que os motociclistas estão recebendo uma qualificação extra, que pode salvar vidas", afirmou o Chicão Bulhões, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) do Rio.

O programa Anjos do Capacete está em sua quinta edição e já formou em um ano cerca de 300 ciclistas e motociclistas em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa e Maceió. Além disso, ao longo de todo o ano, são realizadas diferentes ações de conscientização sobre direção segura, somam-se as iniciativas que o iFood promove para garantir o bem-estar físico do entregador. Entre elas, destacam-se a distribuição de equipamentos de proteção individual, o seguro contra acidentes, o acesso a planos de benefícios em saúde, os fundos de proteção em casos de doenças, entre outros.

"Para o iFood, a relação só é digna se quem trabalha com aplicativos puder fazê-lo em condições seguras e que lhe permita gerar renda para garantir o próprio sustento, prosperar e realizar seus sonhos. A empresa também tem atuado proativamente para criar uma regulação aos trabalhadores de plataformas digitais", afirma João Sabino, do iFood.

Assista aqui depoimentos de que já participou do programa.



Sobre o iFood
O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo. Recentemente foi lançado o iFood News, portal de notícias do iFood que promove temas da atualidade como Nova Economia e conteúdos sobre as curiosidades do negócio, cases de sucesso dos parceiros além da abordagem de tendências e inovação do segmento.

Para mais informações:
Portal iFood News Instagram iFood News