Advertisement

Baobá e americano The WISE Fund lançam Círculo de Doação para a Equidade Racial no Brasil

 Fundo 


Objetivo é fazer com que lideranças negras mobilizem pessoas e as estimulem a doar para iniciativas pró-equidade racial no país

Como será possível ampliar as doações e o apoio às organizações, grupos, coletivos e lideranças negras em todas as regiões do Brasil? Mesmo diante das mais diversas movimentações mundiais, ainda é necessário incorporar a lente da justiça racial ao ecossistema de filantropia nacional e internacional em prol de mais e melhores oportunidades de desenvolvimento para a população negra brasileira.

Comemorando seu 10o aniversário, o Fundo Baobá lança no Brasil duas iniciativas inéditas para ampliar as doações direcionadas ao enfrentamento ao racismo e promoção de mudanças estruturantes. Em parceria com o Black Philanthropy Month e The WISE Fund (The Women Invested to Save the Earth Fund), a iniciativa Making Equity Real: A Brazilian Black Awareness Month Call to Action será o primeiro Círculo de Doação liderado pela filantropia negra brasileira e terá seu lançamento no dia 30 de novembro, às 15h de Brasília, em evento virtual unindo Brasil e Estados Unidos. A inscrição para receber o link de acesso ao evento pode ser feita aqui .

Em paralelo à movimentação em prol das doações individuais, o Fundo Baobá também lança ao longo dos meses de novembro e dezembro a sua campanha publicitária: Equidade Racial: Conhecer e Sensibilizar para Doar. Ela estará disponível nas redes sociais e servirá como estímulo para que a sociedade exerça o ato de doar e apoiar iniciativas de promoção da equidade racial.

Do ponto de vista socioeconômico, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo e a população negra é a mais afetada.

A população negra representa mais da metade dos brasileiros e movimenta cerca 1,7 trilhão de reais por ano no país, segundo o Movimento Black Money. Mesmo diante desses dados, em função do racismo que mantém e incrementa desigualdades sociais e econômicas, o protagonismo na filantropia é pouco exercido por pessoas negras.

Em busca de caminhos para mudar essa realidade, o Fundo Baobá acredita ser fundamental criar oportunidades para que a filantropia brasileira, efetivamente, incorpore uma lente de justiça racial na concessão de doações e que essas sejam destinadas às iniciativas de organizações, grupos, coletivos, movimentos de base comunitária e lideranças negras. Somente a partir do apoio a estas iniciativas e do fortalecimento de quem as implementa será possível gerar mudanças sistêmicas e racialmente justas no Brasil.

10 Anos do Fundo Baobá em números

Em 2021, o Fundo Baobá para Equidade Racial, primeiro e único fundo dedicado, de forma exclusiva, à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil, está comemorando uma década de atividades dedicadas a mobilizar pessoas e recursos para promover mudanças sociais estruturantes e o enfrentamento ao racismo contra a população negra. Ao total, já destinou mais de R﹩ 14 milhões através de 16 editais públicos; conquistou 21 parcerias institucionais com empresas, institutos, fundações nacionais e internacionais; apoiou 553 iniciativas individuais e 279 organizações sociais, grupos ou coletivos. Impactou indiretamente mais de meio milhão de pessoas.

Mesmo diante dessas conquistas, é preciso ir além: é preciso criar movimentos que provoquem a participação efetiva das pessoas na construção de uma sociedade justa e igualitária. Somente com a compreensão de que todas as pessoas são afetadas pelo problema é que será possível assumir que todas as pessoas são responsáveis pelas mudanças e soluções.

Pandemia e movimentação filantrópica no Brasil

A pandemia de COVID-19 acelerou e expôs processos de desigualdades sociais ao redor do mundo, em especial a desigualdade racial. Segundo cálculos do Banco Mundial, serão precisos dez anos e meio para que a perspectiva de recuperação alcance todas. Diante desses dados, movimentações da filantropia brasileira ganharam destaque na mídia nacional e internacional pela entrada de novos atores e pelo crescimento dos volumes financeiros destinados ao enfrentamento direto do COVID-19 e à subsistência básica.

Eventos ocorridos no Brasil e nos EUA colocaram no centro dos debates globais os temas da diversidade e inclusão, bem como nas agendas que discutem o futuro do planeta e da nossa sociedade, a importância da questão racial. Porém, muitas dessas movimentações voltam suas atenções para questões como educação, inclusão financeira, empreendedorismo e desenvolvimento econômico. Mas pouco ainda se avançou no debate sobre como a população negra pode e deve liderar os mecanismos de filantropia para equidade racial no Brasil.

Círculo de Doação

O Círculo de Doação que será lançado em 30 de novembro (Making Equity Real: A Brazilian Black Awareness Month Call to Action) vai ser o primeiro círculo onde pessoas negras lideram redes de doação voltadas para financiar novos editais do Fundo Baobá em apoio à iniciativas de organizações, grupos, coletivos e lideranças negras atuantes em todo território brasileiro. A proposta é convidar toda a sociedade a fazer parte deste movimento transformador como doadores, contribuindo na construção de uma nova realidade de com mais e melhores oportunidades para promover a equidade racial no país.

Liderança Brasileira

Os brasileiros Rita Oliveira, Head de Diversidade e Inclusão LATAM da The Walt Disney Company e Gilberto Costa, Diretor Executivo no banco JP Morgan e Diretor Executivo da Associação do Pacto de Promoção da Equidade Racial, serão os primeiros líderes negros brasileiros que irão interagir com outras pessoas e convidá-las a fazer parte do Círculo de Doação, motivando suas redes a contribuir com a iniciativa e atuando como embaixadores no Brasil. Jacqueline Copeland, fundadora do Black Philanthropy Month e CEO do The WISE Fund, será a embaixadora nos Estados Unidos. Ela atuará no sentido de mostrar que a filantropia pode ser direcionada para enfrentar o racismo e promover mudanças sociais necessárias.

Baobá: Próxima Década

O 30 de novembro também marcará a celebração dos 10 anos de atuação do Fundo Baobá e o início das ações voltadas para os próximos 10 anos. Ao longo de novembro e dezembro, a campanha publicitária "Equidade Racial: Conhecer e Sensibilizar para Doar" estará nas mídias sociais da organização convidando toda a sociedade brasileira a conhecer o Baobá e sua trajetória em prol da equidade racial e estimulando a sociedade a doar e investir contra o racismo e a favor da população negra no Brasil. Assim, novembro de 2021 é o mês em que o Fundo Baobá se dedica a inovar, construir e convidar o Brasil e o mundo a participar dessa iniciativa em prol da equidade racial, ouvindo as vozes da população negra brasileira.

Programação

1. Welcome and Context Setting - Giovanni Harvey (8 minutes)

2. Panel discussion moderated by Dr. Jackie Bouvier Copeland (30 minutes) with Selma Moreira, Rita Oliveira and Gilberto Costa (panel discussion will explain both the giving circle and digital fundraising campaign with the Giving Voice for Change video)

3. Q&A - (17 minutes)

4. Closing Call to Action to Get Donations from US Event Participants - Jackie Copeland, (5 minutes)



Perfil

30 DE NOVEMBRO, 15h (Brasília)

EVENTO: Making Equity Real: A Brazilian Black Awareness Month Call to Action

Em comemoração aos 10 anos do Fundo Baobá

Organizadores: Black Philanthropy Month, The WISE Fund e Baobá - Fundo para Equidade Racial