Advertisement

A Crítica e a Transgressão são tema do XVI Fórum das Letras

O evento será realizado de 13 a 17 de dezembro, em formato online

XVI edição do tradicional Fórum das Letras, promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ocorrerá, em formato online, de 13 a 17 de dezembro, com o tema “Crítica e Transgressão”, homenageando os importantes críticos literários Fábio Lucas, que completou 90 anos em 2021, e Flora Sussekind. O evento contará ainda com uma participação especial do importante escritor Milton Hatoum, prestando homenagem ao crítico literário Davi Arrigucci.

Autores de inúmeras obras, Fábio Lucas e Flora Sussekind redefiniram o papel da crítica literária no Brasil. Flora foi professora da UNI-Rio e pesquisadora da Casa Rui Barbosa, instituição que sofreu ruidoso desmantelamento de suas atividades no ano passado, tema que estará em discussão no debate de abertura do Fórum das Letras, com a participão, além de Flora, de José Almino, Júlio Castañon e Beatriz Resende, que também trabalharam na Casa Rui.

O evento terá coordenação das professoras Guiomar de Grammont, idealizadora do evento, e Mônica Gama, que assinam também a curadoria, com a professora Marta Maia, do Curso de Jornalismo da UFOP.

Refletindo sobre o tema, Guiomar de Grammont aponta que “a crítica rompe fronteiras e aponta caminhos inovadores para os escritores. Por vezes lembrada por sua ação avaliadora é, antes, uma forma de relação amorosa com a literatura, nasce de um desejo de continuar a experiência literária a partir do diálogo. Nessa relação, que é de intimidade com os livros, a crítica facilita a comunicação ou interpõe camadas de névoas, mas ela está ali, cúmplice dos leitores, criando espaços por onde a obra possa circular. Muitos escritores desdobram-se também em críticos e alguns autores começaram sua carreira nessa parceria como intérpretes, numa espécie de preparação para sua atividade como escritor”. A escritora ressalta que “é essa relação de continuidade e amor à literatura que celebramos nesta edição do Fórum das Letras”.

Participarão do evento os escritores Raimundo Carrero, Tiago Ferro, Juliano Pessanha, Julian Fuks e José Castello, que atuam expressivamente também na crítica literária, além de autores críticos de outros países, como Lopito Feijó, de Angola, Lucia Teninna, da Argentina, e Emiliano Mastache, do México.

Mônica Gama lembra que, “desde o século 20, as fronteiras entre os gêneros literários se esfacelaram completamente. Importantes ficcionistas e poetas passaram, mais ainda, a praticar o ensaio crítico. O ensaio tornou-se um gênero híbrido, que mistura o pensamento, a memória, a poesia e a ficção”.

Ciclo “Jornalismo e Literatura”

O Ciclo “Jornalismo e Literatura”, parte importante do Fórum das Letras, está de volta, procurando discutir, refletir e apresentar elementos da produção crítica de maneira bastante aberta e plural. Para a edição de 2021, será promovida uma discussão sobre os desafios e realizações das revistas literárias, com a participação de Rogerio Pereira, do Rascunho, Schneider Carpeggiani, do Suplemento de Pernambuco e Paulo Werneck, da 451, mediada por Victor Luiz da Rosa, professor da UFOP e crítico literário. O encontro dos editores das três importantes revistas literárias do país, do Sul, Nordeste e Sudeste, possibilitará a discussão sobre as linhas editoriais aos projetos político-literários de cada uma, abordando questões mais estratégicas sobre a inserção no debate contemporâneo: Qual é a função e o sentido de uma revista literária hoje? Como continuar a fazê-las, no difícil contexto político da atualidade?

O jornalista Bruno Paes Manso falará sobre seu livro “A República das Milícias”, finalista do prêmio Jabuti, uma reportagem que expõe uma ferida enraizada na sociedade brasileira, desde os esquadrões da morte, nos anos 60 até o domínio do tráfico de drogas nas décadas de 80 e 90. Serão abordados no debate as máfias de caça-níquel e a ascensão de um modelo de negócios miliciano que culmina com o assassinato de Marielle Franco, em 2017. Estará em discussão essa face sombria da experiência nacional, que se institucionaliza com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, em 2018.

Entre esses ensaios jornalísticos de alta voltagem, será lançado no Fórum das Letras também o livro “Recurso Final”, de Paulo Markun, que conta a história da investigação da Polícia Federal que levou ao suicídio do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)O caso da investigação na UFSC expõe o clima persecutório da Lava Jato, que provocou mudanças cruciais no cenário político do Brasil, com a inversão de uma regra lógica: todo mundo se tornou suspeito, até prova em contrário. Para entender os meandros dessa operação que apurava um suposto desvio de verbas universitárias, o jornalista Paulo Markun mergulhou em mais de vinte mil páginas de documentos oficiais, além do vasto noticiário sobre o episódio, e entrevistou parentes, amigos, autoridades, professores, servidores e estudantes da UFSC.

Outro destaque do Ciclo Jornalismo e Literatura é o lançamento da biografia “Lula”, em parceria inédita com o Instituto Fernando Moraes, localizado em Mariana, Minas Gerais. Desde 2011, Fernando Morais trabalhou no livro, tendo acesso irrestrito a Lula, único presidente do país com origens operárias e uma das mais emblemáticas figuras políticas da história brasileira, objeto de controvérsias apaixonadas. O jornalista compôs uma biografia de narrativa eletrizante que vai da infância de Lula até a anulação de suas condenações, em 2021 ― passando pelo novo sindicalismo, as greves do ABC, a fundação do PT e a primeira campanha eleitoral. 

Fórum das Letras

Nesses 16 anos de Fórum das Letras, o evento recebeu alguns dos mais importantes escritores da atualidade, como Milton Hatoum, Adelia Prado, Ferreira Gullar, Moacyr Scliar, Affonso Romano de Sant’Ana, Marina Colasanti, João Ubaldo Ribeiro, Marcio Souza, os portugueses José Luiz Peixoto, Valter Hugo Mãe, Isabel Lucas, o moçambicano Mia Couto e o angolano Luandino Vieira, entre tantos outros. Passaram pelo Ciclo de Jornalismo nomes como João Moreira Sales, Lira Neto, Eliane Brum, Humberto Werneck, Mário Magalhães, Fabiana Moraes, Daniela Arbex, Audálio Dantas e outros.

Esses autores-narradores que rompem com os cânones convencionais da linguagem, representam um espaço de interlocução entre dois campos que escrevem a história de nossa sociedade para além da mera modalidade textual. A professora Marta Maia, curadora do Ciclo e professora da UFOP, lembra que “o jornalismo e a literatura são duas áreas que contribuem para a construção de sentidos na atualidade e ainda para a mediação entre os saberes e as ideias expostas no mundo. Nessa dinâmica fluida, as narrativas se cruzam, interagem e, embora expressem relativa autonomia, evidenciam uma fronteira tênue, revelando o aspecto intercambiante dos gêneros”.

Serviço:

XVI Fórum das Letras - 13 a 17 de dezembro

Programação disponível no site - https://forumdasletras.ufop.br/programa%C3%A7%C3%A3o-2021

Transmissão pelo YouTube do Fórum das Letras - https://www.youtube.com/channel/UCLpGSkKAbNDLKMaxj6ZRznA

Informações: forumdasletras.ufop@gmail.com