Promovido pela Plataforma A+, encontro reúne especialistas para debater a democratização das competições, possível graças ao universo tecnológico


São Paulo, setembro de 2021 - Em 2021, por ocasião da pandemia, as edições de algumas olimpíadas de conhecimento foram realizadas remotamente, no formato on-line. Graças ao apoio de ferramentas como a Plataforma A+ , edtech criada para simplificar o uso da tecnologia dentro e fora da sala de aula, estudantes de todo o país puderam ter acesso a aulas e conteúdos exclusivos para apoiar a participação nas competições.


O avanço do treinamento de alunos e suporte das escolas no desenvolvimento de projetos olímpicos por meio da tecnologia será tema de debate da terceira edição da Trilha A+ de Conhecimento, série de lives sobre Educação e Tecnologia idealizada para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores. Com o tema Mais que medalhas: olimpíadas científicas para apoiar o projeto pedagógico, o encontro virtual reúne especialistas para compartilhar suas experiências.


Luã Marins, coordenador pedagógico da Inspira Rede de Educadores e um dos convidados do evento comenta as vantagens de aliar a tecnologia às edições: "A tecnologia democratiza o acesso às olimpíadas. Mais: ela desfaz o mito de que a competição é reduzida a um seleto grupo de alunos. Ao trazer a atividade para o universo tecnológico, você permite que o aluno participe da atividade sem que se sinta exposto, ampliando seu engajamento e fazendo com que ele repense o conceito ultrapassado de que a competição não é para ele", avalia.


Adriana Selga, diretora do Centro Educacional Primeiro Mundo, também convidada do evento, destaca os benefícios das olimpíadas de conhecimento: "Para começar, as competições estimulam o crescimento intelectual do aluno, o contato com conteúdos que vão além do currículo escolar e do que é trabalhado em sala de aula", avalia.


Benefícios


Porta de entrada para muitas universidades brasileiras e internacionais, as olimpíadas promovem o aprendizado de forma engajada o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento abstrato, a conquista de uma postura investigativa e de alta performance. Já em relação aos progressos psíquicos estão a descoberta da própria identidade, o sentimento de pertencimento e o despertar da consciência da própria função social com maior respeito e aceitação e a resiliência, características fundamentais para profissionais do mercado atualmente.


Adriana alerta que é papel da escola encorajar o aluno e desmistificar a história de que as olimpíadas científicas foram feitas apenas para os estudantes que têm um padrão muito elevado de notas: "Ao fazer isso, o aluno começa a ter coragem de se expor e aprende a lidar com frustrações, porque é sim uma competição. Então, às vezes ele será premiado e outras não exatamente como acontece na vida real", conclui.


Live: Mais que medalhas: olimpíadas científicas para apoiar o projeto pedagógico, o encontro virtual


Data: 30.09.2021


Horário: 18 horas


Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo link: https://materiais.plataformaamais.com.br/trilhaamais




TEMA


DATA


CONVIDADO


Mais que medalhas: olimpíadas científicas para apoiar o projeto pedagógico


30/09/21


Henrique Duarte / Luã Marins / Adria. na Selga


ENEM 2021: como usar a tecnologia para conquistar os melhores resultados


28/10/21


Carlos André / Fabrício Alves


Ensino baseado em dados: o novo papel do professor


25/11/21


Claudia Costin / Alexandre Sayão


Sobre a Plataforma A+:


Criada para oferecer toda a estrutura de uma escola na palma da mão, a edtech é hoje um hub de soluções que reúne ferramentas de gestão escolar, de aprendizagem, de comunicação e de conteúdo, facilitando a digitalização das instituições de ensino de ponta a ponta.


Com acompanhamento dos dados em tempo real, proporciona uma gestão escolar data driven, incluindo recursos de aprendizagem adaptativa e utilização de metodologias ativas de ensino. Também proporciona agilidade aos processos administrativos e potencialização da excelência acadêmica.