A vereadora Cristina Magno (PP) apresentou, na sessão ordinária da CÂamra Municipal desta terça-feira, dia 24, o Projeto de Lei 112/2021 que cria o Programa Permanente de Reforço Escolar para os alunos matriculados nas unidades municipais de ensino de Barra Mansa.
Após meses de ensino à distância por conta da pandemia, o objetivo do projeto é diminuir o déficit de aprendizagem dos estudantes. O programa prevê o mapeamento dos alunos com menor rendimento escolar ou com maior número de faltas nas aulas remotas, a identificação das principais dificuldades enfrentadas por eles e a produção de conteúdo específico para o reforço.
Segundo Cristina, nas últimas duas medições do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Barra Mansa ficou abaixo da meta projetada. Em 2017, o IDEB observado para a 4ª série/5º ano foi de 5.5, tendo como meta 6.2; e em 2019, o município alcançou nota 5.2 para uma meta de 6.4.
“O ensino à distância, implementado por conta da pandemia de Covid 19, impõe algumas dificuldades para o acompanhamento das aulas e os mais prejudicados, em sua maioria, são os estudantes de baixa renda. Precisamos criar mecanismos que minimizem as dificuldades momentâneas e, ao mesmo tempo, proponham soluções para uma melhoria do rendimento escolar de nossos alunos”, explicou a vereadora.
O projeto foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, caso aprovado, segue para votação em plenário.