Cerimônia aconteceu nesta quinta (26) e contou com a presença do governador Cláudio Castro, do secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, e do presidente da Cehab, Ângelo Monteiro Pinto


Nem a máscara foi capaz de esconder o sorriso de Alessandra Yamamoto (50) na cerimônia de entrega das chaves do Condomínio Bella Vista, realizada pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (26), em Vargem Alegre, Barra do Piraí. 


Depois de passar por momentos difíceis e chegar a morar nas ruas de Barra do Piraí por uma semana, até ser acolhida por um abrigo da cidade, a desempregada foi uma das 81 beneficiadas a receber a notícia de que finalmente realizaria o sonho da casa própria.


"Só Deus sabe o que é dormir na caçamba de um caminhão e acordar sem saber onde a gente tá. Antes disso, só tinha morado de favor, mudando de casa de quem me ajudava. Agora estou aliviada, já ganhei até um fogão para começar a mobiliar minha casa. Nunca tive casa própria, mas isso muda hoje", declarou emocionada.


A solenidade contou com a presença do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, do presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), Ângelo Monteiro Pinto e do prefeito Mário Esteves, além de autoridades municipais, estaduais e federais.


"Quando se fala em programa habitacional, não é só tijolo e cimento, é sobre dar dignidade a seres humanos. Temos que recuperar mais do que pontes, viadutos e estradas em nosso estado. Precisamos recuperar a credibilidade da população do Estado do Rio de Janeiro. Estamos criando empregos, a economia está reagindo e estamos junto às prefeituras para mudar a vida das pessoas, como essas 81 famílias aqui representadas", disse o governador Cláudio Castro. 


Já o secretário da Seinfra, Max Lemos, aproveitou seu momento de fala para adiantar novidades na luta para diminuir o déficit habitacional do Rio de Janeiro. "Temos nos dedicado a mudar a história da habitação no Estado do Rio de Janeiro. Estamos de acordo com a determinação do governador Cláudio Castro para recuperar unidades habitacionais que não têm condição de habitabilidade. São mais de R$200 milhões liberados pela gestão estadual para recuperar estas moradias. Também temos a missão de construir novas moradias, e por isso, no próximo dia 4, lançaremos o maior programa habitacional da história do Rio: 50 mil unidades construídas em 5 anos. Agradeço ao governador a oportunidade de marcar a vida das pessoas oferecendo habitação para os fluminenses terem condição de viver bem com suas famílias por muitos anos", declarou Max Lemos.


Para representar as famílias contempladas pela entrega, sem promover aglomeração, foram escolhidos cinco representantes dos beneficiários para receber as chaves.


As obras realizadas pela Cehab-RJ, vinculada à Seinfra, tiveram um investimento de R$ 4.389.172,27, custeados pelo Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (Fehis).


As novas unidades possuem 32 m² divididos em sala, quarto, cozinha e banheiro. Além de obras de infraestrutura e urbanização, as intervenções incluem sistema de esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem, calçamento e iluminação pública.