Advertisement

SALA DE ODONTOLOGIA É AMPLIADA NA USF JARDIM PRIMAVERA


Com a melhoria, o atendimento de saúde bucal será dobrado

A Prefeitura de Resende iniciou o processo de transformação na Sala de Odontologia da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Primavera, visando dobrar o número de atendimentos com a atuação de uma segunda equipe de saúde bucal. As obras de ampliação, desenvolvidas pelo programa ‘Revitaliza Resende’, devem ser concluídas ainda no primeiro semestre deste ano. Para a mudança, a Sala de Educação em Saúde está passando pelas adequações necessárias, onde vão funcionar dois ambientes direcionados para os atendimentos de odontologia.

Atualmente, o posto de saúde, localizado na Rua dos Pintassilgos, no bairro Jardim Primavera III, possui uma Sala de Odontologia, que foi entregue no atual governo, com equipamentos odontológicos doados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). A sala – que tem uma cadeira odontológica, com mochos e equipo para acionamento e controle de seringas tríplice, micromotores e turbinas, suctor para coleta de dejetos através de cuspideira/sugadores e refletor odontológico – funciona hoje, com uma equipe formada por um cirurgião dentista e uma auxiliar de saúde bucal. Diariamente, de segunda a sexta-feira, são marcadas 16 consultas para tratamento, além dos casos emergenciais que surgem no decorrer do atendimento.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que todos os preparativos necessários para a modificação já foram providenciados, com o objetivo de duplicar o número de atendimentos na unidade.

A sala está em reforma para a instalação de todo o aparato tecnológico, que viabilizará a atuação de duas equipes com a criação de dois ambientes, que terão total privacidade com a colocação de uma divisória em drywall. A equipe da empresa licitada segue com os serviços de adaptação em ritmo acelerado. Já foram colocados novos pontos de tomadas e de ligação para água e esgoto, além da instalação dos azulejos na bancada – que contará com duas cubas. A nova equipe será composta por profissionais que foram convocados por meio de concurso público e estão em processo de entrega de exames e documentação. Os equipamentos são os mesmos utilizados pela primeira equipe odontológica e já foram adquiridos. Em breve, a nova sala estará em pleno funcionamento, com atendimento de qualidade ampliado para as comunidades da região – reforçou.

A USF Jardim Primavera, que atende mais de 6,5 mil famílias cadastradas, foi a oitava unidade de saúde contemplada pelo ‘Revitaliza Resende’. A estrutura da unidade conta com recepção, farmácia, consultórios odontológico, consultório ginecológico, dois consultórios médicos, sala de procedimentos, sala de imunização, cozinha, banheiros de usuários e de funcionários, sala de educação continuada e ala de fisioterapia.