Advertisement

IPTU 2020 TERÁ 15% DE DESCONTO EM COTA ÚNICA E CARNÊS JÁ ESTÃO SENDO ENTREGUES


Prazo para efetuar o pagamento com desconto se estende até o dia 28 de fevereiro  

Mais de 33 mil contribuintes de Resende já podem receber os carnês de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e quitar o tributo em condições especiais. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Fazenda, anunciou o desconto de 15% nos pagamentos em cota única referentes aos imóveis residenciais e comerciais da cidade, cujo prazo se estende até o dia 28 de fevereiro. Além da cota única, a Prefeitura também oferecerá a possibilidade de parcelamento em até 10 vezes, com 5% de desconto.  
De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, os carnês começaram a ser entregues via correio no último dia 10. No entanto, quem quiser optar por não aguardar a chegada deve procurar a Divisão de Arrecadação Tributária (DAT), no Centro Administrativo da Prefeitura de Resende, ou imprimir a segunda via do documento através do site oficial da Prefeitura.   
As formas de acesso ao carnê de pagamento, inclusive, estão previstas no decreto nº 12669/19, que diz que o contribuinte deve procurar a repartição fiscal competente, caso não ocorra o recebimento pelo correio até a data estipulada.  
- O IPTU é um imposto muito importante, pois sua arrecadação fica integralmente no município, diferente de outras receitas como o ICMS, por exemplo, que precisa ir para o Governo do Estado e depois retornar ao município através de repasses. Recomendamos que a população aproveite o desconto de 15% na cota única e aproveite o valor com essa condição especial – ressaltou o secretário Paulo Roberto Russo.   
Ainda de acordo com o secretário, além do desconto de 15% para quem quitar o imposto em uma única vez, a prefeitura também vai conceder uma redução de 5% para quem fizer o pagamento parcelado. Para isso, no entanto, é necessário que o contribuinte faça o pagamento das mensalidades sempre em dia, respeitando a data de vencimento impressa no carnê.  
O imposto representa uma das principais fontes de arrecadação própria do município e pode ser quitado nas agências do Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal, além das casas lotéricas da cidade. A arrecadação é revertida em obras e melhorias para a cidade. Neste ano, previsão da Secretaria Municipal de Fazenda é que sejam arrecadados cerca de R$ 25 milhões