Advertisement

Filantropia no ensino superior: você sabe como funciona?


Com esse sistema, apenas em 2019, quase dois mil alunos foram beneficiados no UBM, na região sul fluminense

Há 10 anos, o Brasil conta com a Lei da Filantropia, que determina que as instituições de ensino devem conceder, anualmente, bolsas de estudo (parciais ou integrais), conforme previsto. Elas são concedidas de acordo com uma análise do perfil socioeconômico do candidato e outras diretrizes definidas pelo MEC.

No UBM – Centro Universitário de Barra Mansa –, essa quantidade abrange 25% das matrículas. Só em 2019, esse número representou, aproximadamente, 2 mil bolsas, entre filantropia e descontos, informou o Secretário Geral, Cezar Romero. A instituição é uma das entidades filantrópicas da região que oferece esses benefícios para ingressantes e alunos.

Sancionada em 2009, a lei 12.101 visa assegurar aos jovens de baixa renda o direito à educação. Em resumo, ela propõe que instituições de ensino ofereçam anualmente bolsas de estudo integrais e parciais à comunidade. Aquelas que aderem à lei recebem o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), que garante também benefícios para a instituição.

Estudante de Psicologia, Fabiana Lima da Silva, acabou de finalizar o 2º período e diz que recorreu à filantropia do UBM por já conhecer a instituição, por indicação de amigos e, principalmente, porque queria retomar os estudos.

“Como moro em Resende, eu nunca iria conseguir pagar passagem e mensalidade juntas, já que eu não tenho trabalho fixo. Dedico a minha vida a muitos projetos sociais que estão ligados a Psicologia e, por isso, meu sonho era ter a formação acadêmica para atuar com mais força ainda”, explica Fabiana. Ela, que sempre foi aluna de escola pública, conta que parou de estudar em 1998 e, 20 anos depois, decidiu retomar os estudos.

“Imagina você ter um projeto, um sonho, oportunidades que dependem de um diploma e ter que desistir de tudo por falta de condições? Por alguns meses, eu me vi assim, sem expectativas. Hoje, o UBM está me permitindo realizar um sonho e, ainda, a ajudar outras pessoas”, conclui a estudante.

No caso do UBM, que além do Centro Universitário tem o Colégio UBM, a escola também oferece filantropia, sendo 20% dos alunos com benefícios.

Concurso de Bolsas 2020.1

Novidade também este semestre, aqueles que sonham com uma bolsa de estudo poderão contar com o Concurso de Bolsas do UBM. A instituição irá contemplar com bolsas de 50 e 100% candidatos que foram aprovados e comprovarem documentalmente seu estado de carência socioeconômica, conforme os critérios estabelecidos no regulamento. Estas e demais informações, que estão no edital, podem ser acessadas no site www.ubm.br.