Advertisement

Deputados Delegado Antonio Furtado e Marcelo Cabelereiro cobram a implantação do Segurança Presente no Sul Fluminense




A proposta é que o programa seja implantado em Volta Redonda e Barra Mansa



O deputado federal Delegado Antonio Furtado e o deputado estadual Marcelo Cabelereiro, estiveram no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, para conversar com o secretário de Governo do Estado, Cleiton Rodrigues, sobre a implantação do programa “Segurança Presente” nas cidades do Sul Fluminense. A intenção é reivindicar a instalação das unidades nas cidades de Volta Redonda e Barra Mansa. Também participaram do encontro o ex-prefeito de Volta Redonda, Gotardo Neto, o secretário de Segurança Púbica de Volta Redonda, Antônio Jorge Goulart, e o assessor do prefeito de Barra Mansa, Paulo David.

– Segurança pública se faz com parcerias. Sabemos que o programa “Segurança Presente” reduziu em 90% os roubos nas áreas onde foi implementado. Por isso entendemos a necessidade de cobrar que a implantação no Sul Fluminense aconteça o quanto antes.  Hoje viemos realizar um plano de trabalho para definir como esse programa funcionará nas duas cidades. Será um importante reforço contra o crime na nossa região – explicou o deputado federal Delegado Antonio Furtado.

A princípio o programa seria implantado primeiro em Volta Redonda, como um piloto, para depois expandir para as demais cidades. Entretanto, Barra Mansa também fará parte da primeira parte do programa e integrará o projeto no Sul Fluminense. A decisão se deu por levar em conta os locais de maior ocorrência de crime e o bem estar da população.

– Nada é fácil, vivemos tempos de crise, mas não podemos desanimar. Nosso objetivo é evitar que os crimes aconteçam, com uma polícia de proximidade e mais amiga do cidadão – falou o deputado estadual Marcelo Cabelereiro.

Com o programa “Segurança Presente” a intenção é criar patrulhamentos de policiais em períodos de 8 horas, todos os dias da semana, em modelo semelhante ao adotado na capital. Os agentes de segurança serão divididos em duplas de policiais a pé, de moto ou bicicleta,  além de circularem em viatura personalizada do programa. Serão, no mínimo, 10 agentes fixos, de acordo com o perfil da área policiada.

– Os policias do segurança presente são especialmente preparados para o patrulhamento nas ruas e se mostraram merecedores da confiança da população. O resultado positivo dessa ação pode ser traduzido pelo aumento no número das prisões e  também pela sensação de segurança – explicou o secretário de Governo do Estado, Cleiton Rodrigues.



A mudança no projeto inicial de ter apenas Volta Redonda como piloto para depois expandir o Segurança Presente para os outros municípios pode aumentar o valor necessário para custeio das atividades. Para isso foram destinados, pelo deputado federal Delegado Antonio Furtado, recursos em emendas parlamentares para arcar com os custos de um ano de atividade.



– Consegui uma verba de R$1 milhão em Brasília para ser investida na segurança. Acredito que o dinheiro público tem que ser bem empregado. Antes usaríamos para instalar o programa apenas em uma cidade, mas agora, mesmo que seja necessário trocar as viaturas por bicicletas ou moto, o objetivo é atender Volta Redonda e Barra Mansa. Por serem cidades vizinhas, combatendo os bandidos de uma, a outra também se beneficia. Queremos o mesmo que a população: polícia na rua – detalhou o deputado Antonio Furtado.