Advertisement

Volta Redonda Cidade da Música promove concertos natalinos


Programação, que começa nesta quinta-feira, dia 05, inclui sete apresentações em igrejas do município e encerra no Cine 9 de Abril, no próximo dia 21; Projeto está implantado em 24 escolas da Rede Municipal de Ensino



O Projeto Volta Redonda Cidade da Música promete encantar moradores e visitantes do município durante o mês de dezembro. A programação de concertos natalinos começa nesta quinta-feira, dia 05, e prevê sete apresentações em igrejas da cidade mais um grande concerto de encerramento no Cine 9 de Abril em 21 de dezembro. Os espetáculos contam com a participação da Orquestra de Cordas, Orquestra de Violinos, Banda de Concerto e do Coro Infanto Juvenil do projeto.



O primeiro espetáculo será realizado pela Orquestra de Cordas e pelo Coro Infanto Juvenil durante o evento Natal nas Igrejas, nesta quinta-feira, dia 05, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, bairro Conforto. Os mesmos grupos fazem o Natal nas Igrejas nos sábados, dias 07 e 14, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na 249, e na Igreja São Sebastião, no Retiro, respectivamente, sempre às 19h30. As três apresentações têm regência da maestrina Sarah Higino.



As apresentações continuam na segunda-feira, dia 16, na Catedral das Assembleias de Deus, no Laranjal, às 19h30, com a Banda de Concerto e o Coro Infanto Juvenil, sob regência de José Sérgio Tôrres da Rocha e Sarah Higino. Os dois também comandam os mesmos grupos de músicos na quarta-feira, dia 18, na Igreja São Sebastião, no Retiro, desta vez para um concerto natalino, às 19h30.



Na quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, tem apresentação da Orquestra de Violinos no projeto Natal nas Igrejas com regência de Sarah Higino. O primeiro espetáculo será na Igreja Sagrada Família, no Jardim Primavera, e o segundo na Igreja São Paulo Apóstolo, no Siderópolis. Ambos começam às 19h30.



O encerramento dos concertos natalinos do Projeto Volta Redonda Cidade da Música será no Cine 9 de Abril, às 19h30, de sábado, dia 21. A tradicional apresentação será regida pelos maestros José Sérgio Tôrres da Rocha e Sarah Higino.



CIDADE DA MÚSICA – O projeto está implantado em 24 escolas da Rede Municipal de Ensino, incluindo unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Hoje, cerca de 4 mil alunos estudam música em Volta Redonda.



O objetivo é o desenvolvimento sensorial da criança, trabalhando a coordenação motora, audição, visão, fonação, tato, atenção, memória e raciocínio e, usando a música como veículo, os músicos são trabalhados para desenvolver: disciplina, assiduidade, pontualidade, bom desempenho musical, bom desempenho escolar, bom relacionamento em grupo, persistência e responsabilidade.



O trabalho resultou na criação dos seguintes grupos: Banda Mini, Banda de Metais e Banda de Concerto; Orquestra de Violinos, Orquestra de Violoncelos e Contrabaixos e Orquestra de Cordas; além do Coro Infanto juvenil e Coro Misto.