Advertisement

Novas oportunidades para farmacêuticos com a liberação de produtos derivados de Cannabis


Decisão da Anvisa autoriza o uso medicinal da substância, que será vendida em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade, nos últimos dias, a liberação regulamentada para a venda de produtos derivados de Cannabis em farmácias, para uso medicinal.
 

O relatório do órgão determina os requisitos a serem seguidos para a regularização dos produtos no Brasil como aspectos de qualidade, rótulos, embalagem, venda entre outros. A medida tem caráter provisório de três anos, quando deverá ser avaliada e revisada.
 

Durante este período, os produtos ainda não serão classificados como medicamentos, pois a resolução da Anvisa estabelece uma nova categoria “produto à base de Cannabis”. Porém, o órgão recusou o pedido de liberação para o cultivo de Cannabis para uso medicinal. Dessa forma, para a fabricação no país, será necessário importar o extrato da planta.
 

A venda dos produtos será realizada em farmácias e drogarias que não possuam serviços de manipulação, uma vez que a autorização é para a venda de produtos finalizados, com prescrição médica.
 

Neste sentido, a exclusividade para dispensar os produtos derivados de Cannabis é dos profissionais farmacêuticos.
 

Novos horizontes profissionais
 

Com a possibilidade de produção de produtos à base de Cannabis, mercado farmacêutico do país tem a oportunidade de ampliar a demanda e a atuação de profissionais graduados em Farmácia.
 

É neste contexto, de novas perspectivas no mercado que Tiago Paulo Martins, 25 anos, aluno do UBM - Centro Universitário de Barra Mansa - conquistou o seu primeiro emprego como farmacêutico. Com a regularização da Anvisa, ele precisou requisitar a colação antecipada na universidade para assumir o cargo de farmacêutico responsável técnico da empresa.
 

A oportunidade no grupo farmacêutico, uma multinacional que atua no fornecimento e distribuição de Cannabis, surgiu ainda na graduação em Farmácia, com uma vaga de estágio. Segundo Tiago, o curso do UBM foi determinante para a sua trajetória profissional. “Eu tive muita ajuda da coordenação do curso, que sempre auxiliou os alunos e nos preparou para o futuro. Por isso, eu acredito que o curso abriu as portas e me preparou para o mercado de trabalho”, afirma o recém-formado.
 

Agora, no exercício da profissão, Tiago acredita que os farmacêuticos precisam estar à frente do mercado e buscar a especialização na área.  Entende que, aliado à autorização de novos produtos, vão surgir questionamentos, tanto de pacientes quanto de médicos, de maneira que os farmacêuticos devem estar preparados e capacitados.
 

Segundo o aluno egresso do UBM, a regularização de produtos derivados de Cannabis  é fundamental para as pesquisas e avanços tecnológicos no país. “É de grande importância a aprovação no mercado brasileiro, hoje há diversos artigos científicos e estudos comprovando a eficácia da Cannabis para diversas patologias. Além de representar mais uma opção terapêutica para os pacientes, na expectativa de que os custos sejam mais acessíveis”, declara Tiago.
 

Se você percebe a relevância das novas perspectivas na área farmacêutica e tem interesse em seguir carreira no setor de saúde, o UBM é lugar certo para a sua graduação. O curso de Farmácia é reconhecido pela excelência dos professores, qualidade de ensino e inserção no mercado de trabalho. Acesse o nosso site e venha para o UBM!