Advertisement

I Encontro Regional reúne artesãos em Volta Redonda


Evento na Biblioteca Municipal Raul de Leoni segue até esta sexta-feira



Artesãos de vários municípios da região participaram nesta quinta-feira, dia 5, no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, da abertura do I Encontro Regional de Artesanato do Médio Paraíba. O evento é organizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura (SMC) e de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), em parceria com o Sebrae.



“Volta Redonda oferece atualmente quatro feiras fixas e com calendário pré-definido: Circuito Arigó, Feira de Artes e Artesanato do Aterrado, ArtZoo e Feira da Vila. Elas promovem a inclusão dos coletivos de artesanato da cidade e de artesãos independentes. Investimos e continuaremos trabalhando para valorizar cada vez mais os artesãos daqui e essa integração com os de outros municípios é fundamental para crescermos como região”, afirmou o prefeito Samuca Silva.



A programação começou às 10h com a palestra “Confiança Criativa”. Em seguida, foi a vez do tema “Empreendendo de Forma Criativa e Solidária”, com articuladores regionais para o desenvolvimento econômico do Núcleo de Pesquisa em Economias Plurais da Universidade Federal Fluminense (NuPEP-UFF). Na parte da tarde, a capacitação contou com mentoria de negócios e articulação popular na construção de políticas públicas para o artesanato.



“Antes, eu fazia alguns trabalhos em bairros, porque já existiam os coletivos e as feiras particulares. Depois, vieram aberturas da prefeitura e comecei a me interessar. Ajuda muito, porque Volta Redonda sempre foi conhecida pelo turismo de negócios. E o próprio estado abrindo o turismo, as cidades se unindo, nos vales do Paraíba e do Café, estão ajudando muito Volta Redonda”, ressaltou a artesã Roseli Costa, moradora da Vila Mury, que atua há 18 anos trabalhando com pintura de latas e pratos e faz parte do Coletivo Artesanal e Talento.



Projeto Arigó – Durante o evento foi lançado o Projeto Arigó, que propõe que o pássaro seja abraçado como símbolo do artesanato na cidade. A ideia é que, a partir da palestra, sejam desenvolvidas propostas de souvenires da cidade.



A iniciativa propõe o fomento ao artesanato da cidade e a proposta é de valorização da identidade do município com a produção de peças com a temática central do Arigó e de outros lugares de memória da cidade.



A programação do encontro segue nesta sexta-feira, das 9h às 20h, com o Intercâmbio Artesanal do Médio Paraíba, onde os artesãos vão expor e comercializar seus produtos. A expectativa é que 70 artesãos participem do evento, atraindo um público de 800 pessoas.



Volta Redonda conta com 917 artesãos cadastrados



O Mapeamento de Artesãs e Artesãos do Município de Volta Redonda conta hoje com 917 artesãos cadastrados. Destes, 36,8% estão cadastrados pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro e possuem a Carteira Nacional de Artesão.



Sobre as relações de produção e comercialização dos produtos, 38,5% se organizam coletivamente em grupos que tem uma identidade, majoritariamente comunitária, ou seja, os coletivos tem por característica uma organização por bairro. Hoje, a cidade conta com 10 coletivos.



Há também, por parte da ação independente dos artesãos, um mapeamento com artesãs e artesãos que têm a intenção de possuir a Carteira Nacional de Artesão, número que chega a 108 pessoas.