Advertisement

Festival Tropicália movimenta Casa da Cultura e Penedo neste fim de semana

Mais de 30 artesãos estarão envolvidos na feira de artesanato da Região das Agulhas Negras
Celebrando as cores, a música, a vasta e rica cultura brasileira, acontecerá neste fim de semana, o Festival Tropicália! Moda e Cultura”, organizado e com programação na Casa da Cultura (Centro) e no campo do Clube Finlândia, em Penedo. O festival é inspirado no movimento Tropicália ou tropicalismo, que surgiu no final dos anos 60, sob a influência das correntes artísticas da vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira à inovações estéticas radicais e revelando grandes nomes da música popular brasileira.
Nesta sexta-feira (6), na Casa da Cultura, a partir das 18h, a abertura será com a vernissage da exposição de artesanato, que contará com peças decorativas, utilitárias, bijuterias, peças em pachwork, etc.
- A exposição será a culminância do curso de artesanato da Casa da Cultura e resultado também do nosso Curso de Formação para os artesãos. As peças estão muito bem desenvolvidas, parte delas já com identidade de Itatiaia e Penedo. São ótimas opções de presente e uma oportunidade de conhecer valorizar a produção local – afirmou o Superintendente de Cultura, Rafael Fioratto.   
Após a vernissage, acontecerá o desfile de moda, com peças produzidas pelas professoras e alunas no curso de Corte e Costura da Casa da Cultura. Serão diversas temáticas, entre elas a Tropicália. Durante todo o evento, serão tocadas músicas que homenageiam o movimento Tropicália.
No sábado (7) e o domingo (8), o festival vai para Penedo, no campo do Clube Finlândia. Das 9h às 17h, no local, ficará a Feira de Artesanato da região das Agulhas Negras, com participação de mais de 30 artesãos. 
- Estrategicamente, estamos em um lugar com muito movimento de turistas. Esperamos que os artesãos participantes possam ter muito sucesso – destacou Rafael Fioratto, acrescentando que nos três dias, o festival terá a participação do índio Arabutã, representante da tribo Coroa Vermelha, de Porto Seguro (Bahia) com peças artesanais. Toda a programação terá entrada gratuita.
Sexta (6 de dezembro)
Local: Casa da Cultura (Centro de Itatiaia)
18h: Vernissage da Exposição de Artesanato
20h: Desfile
Sábado (7 de dezembro) e Domingo (8 de dezembro)
Local: Campo do Clube Finlândia (Penedo)
9h às 17h: Feira de Artesanato da Região das Agulhas Negras