Advertisement

Barra Mansa fica entre os dez melhores Serviços de Atendimentos Domiciliares do país


Devido ao bom funcionamento do programa, município alcançou a 9ª colocação nacional



Mais um programa da Secretaria de Saúde de Barra Mansa ganha notoriedade. Dessa vez o destaque foi para o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que alcançou a 9ª colocação entre 400 municípios do Brasil. A indicação aconteceu no I Simpósio Nacional para Gestores da Atenção Domiciliar no SUS, realizado em setembro de 2018, em Brasília. O critério usado para definir os SADs foram os atendimentos e procedimentos realizados.

Barra Mansa atingiu uma excelente pontuação, através de documentos que indicavam quais os serviços promovidos pelo programa no município. Apenas em 2019 foram 34.643 mil atendimentos e 5.558 procedimentos, sendo 1.560 coletas laboratoriais, 22 oxigenoterapias domiciliar, 2.470 curativos realizados, 138 medicações intravenosa em domicilio, 216 consultas com especialistas e  1.152 sondagens realizadas.

O coordenador do SAD de Barra Mansa, Alstom Lima Lacerda, explicou que o serviço oferta uma redução no número de pacientes nos leitos de hospitais, possibilitando mais vagas para a população. “Esse serviço oferta um suporte médico completo aos pacientes acamados que não tem condições de buscar o atendimento em uma unidade de saúde. Isso reduz em até 70% a probabilidade de uma internação hospitalar”, explicou.   

Os resultados obtidos, segundo Alstom, foram alcançados graças aos investimentos realizados pela Secretaria de Saúde. “Os atendimentos do SAD se estendem a todos os bairros de Barra Mansa. Dentre os atendimentos e procedimentos mensais, atingimos uma marca de mais de três mil. Temos uma média de mais de 300 pacientes cadastrados e nossa meta é aumentar esse quantitativo, aprimorando ainda mais nossos serviços”, completou.

O SAD conta com duas equipes de atendimento multidisciplinar, sendo cada uma composta por um enfermeiro, dois médicos, quatro técnicos em enfermagem e dois fisioterapeutas, como também uma equipe multidisciplinar de apoio, formada por um enfermeiro, um fisioterapeuta, um nutricionista, um assistente social, um psicólogo e um fonoaudiólogo.