Advertisement

A VII EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA FICC ENCERRA COM GRANDE FESTA NA SALA CECÍLIA MEIRELES E CONTA COM A PRESENÇA DA NOVA SECRETÁRIA DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA DO RJ DANIELLE BARROS




Foram mais de 400 obras inscritas e 50 temas apresentados em palestras, painéis, fóruns e oficinas, no FICC /FICCMARKET, além de exposições de artes e a cerimônia de premiação.



A VII edição do FICC - Festival Internacional de Cinema Cristão, encerrou com grande sucesso, marcado por premiações de filmes das cinco regiões do país e exterior. O festival também estreou esse ano a marca FICC MARKET em formato de feira audiovisual, na Biblioteca Parque Estadual no Rio de Janeiro, e foi elogiado pelo público. Além de participar das palestras com diversos conteúdos gratuitos, todos os inscritos e convidados puderam assistir a cerimônia de premiação, na Sala Cecília Meireles, que estava lotada.



A festa teve início com o pianista João Carlos Assis Brasil, o coral Hermom e apresentação de hip hop. Participaram ainda do evento muitos artistas, autoridades e celebridades. A cerimônia da tarde de domingo, dia 08 de dezembro, ficou marcada por cada prêmio recebido, como melhor filme, melhor roteiro, atriz, ator, melhor filme de inclusão social, animação, game, entre outros. Ao todo foram 23 categorias e o prêmio especial, reconhecendo talentos, dedicação, superação, desafios e muito trabalho de cada ator, diretor, produtor, roteirista, artistas, músicos, que apresentaram os seus trabalhos no FICC. O cinema brasileiro só tem a comemorar pelo crescimento e trabalho no segmento da cultura, que agrega valores e ajuda as pessoas a realizar sonhos.



A Sala Cecília Meireles recebeu a participação especial de autoridades do Governo Federal, representado pela Secretária do Audiovisual, Katiane Fátima de Gouvêa e o Superintendente do Desenvolvimento Econômico da ANCINE, Sr Edilásio Barra Junior e de artistas como, a cantora Débora Pinheiro, vencedora da primeira temporada do Canta Comigo na Rede Record, a participação musical do vice-governador do RJ, Claudio Castro com a cantora Karen Keldani e o Trio SDS. Além das cantoras Ana Nobrega e Cassiane Oliveira, o ator André Ramiro, a apresentadora Alexandra Gomes e o jornalista e cineasta Daniel Brunet. A Secretária Estadual de Cultura, Danielle Barros esteve presente na cerimônia, falou da importância da produção de filmes para o Estado do Rio de Janeiro e lançou no palco o FICC na PRAÇA, juntamente com a diretora e idealizadora do FICC, Verônica Brendler que em 2012 realizou a Primeira Mostra de Cinema Cristão no país acrescentou a importância de destacar o Melhor Filme Fluminense como nova categoria do FICC, um incentivo para novas produções. “Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi ver um cineasta ateu no palco, reconhecendo o quanto o cinema cristão é importante e que os ensinamentos de Cristo o impactaram. Gratidão por esse trabalho que leva o amor e fomenta valores” – completa Verônica.



A Dra Claudia Valéria Mello - Juíza Federal e Presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRF da 2ª Região também subiu ao palco e lançou a Categoria de Melhor Filme de Inclusão Social, filmes para cegos e surdos.



Representantes de instituições receberam certificados pelo trabalho desenvolvido em favor da sociedade como a TV estrangeira SAT 7 que alcança o Oriente Médio, norte da África e Europa, e a Bem + TV que em 2019 foi a TV nacional que mais exibiu filmes cristãos em sua grade.



Para entregar o Prêmio de melhor filme esportivo, dois exemplos de superação: WG da rua, campeão brasileiro de basquete de rua e Jonas Licurgo Ferreira, recordista brasileiro, sul-americano e das Américas e ainda Medalha de Ouro no Parapan de Toronto no Canadá 2015. WG destacou a importância deste encontro: “todos têm direito a inclusão, a bola representa o esporte e a caneta a educação” – disse o campeão brasileiro de basquete de rua.



O festival aconteceu entre 05 e 07 de dezembro na Biblioteca Parque Estadual, no centro do Rio e no dia 08 foi realizada a cerimônia de premiação. O material recebido como colaboração para entrada no festival (livros e filme em DVD) passou a fazer parte do acervo fixo da Biblioteca para uso público. Todos os visitantes receberão certificados de participação.



O FICC é um evento cultural que promove filmes que fomentam os valores da família, responsabilidade social, cidadania, acessibilidade, inclusão social e digital, sustentabilidade, socioambiental, projetos esportivos, educativos e sociais. Cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS das Nações Unidas. O Festival é chancelado pelo Instituto de Eventos Ambientais com o Selo IEVA como evento sustentável.



Realização: Agenda Cultural Brasil - Correalização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro - SECEC



O FICC agradece a todos os parceiros, participantes, palestrantes e envolvidos no projeto que fizeram dessa edição um sucesso.





Segue a lista dos filmes premiados.



LONGA METRAGEM



Melhor Filme   

Renascidos



Melhor Ator

Allan Ralph - O Filho do Homem



Melhor Atriz

Fran Maya - Renascidos



Melhor Ator Coadjuvante

FifoBenicasa - O Filho do Homem



Melhor Atriz Coadjuvante

Monalisa Vasconcelos - Renascidos



Melhor Roteiro

Renascidos



Melhor Fotografia

O Filho do Homem



Melhor Direção de Arte

O Filho do Homem



Melhor Figurino

O Filho do Homem



Melhor Trilha/Música

Renascidos





OUTRAS CATEGORIAS



Curta Metragem

Fala Comigo!



Media Metragem

A Triste Figura



Clip Musical

Chegou a minha vez - RaonyFarsura



Animação

Banho de Piscina



Produção de Minuto

Saco de pancada



Documentário

Os Superidosos



Série

Teletestai



Game

Escoteiro - Educação Ambiental



Filme Estrangeiro

Restaurados



Melhor Filme Teen

Nossas Contas



Melhor Filme Evangelístico

O Filho do homem



Melhor Filme Esportivo

Saco de Pancadas



Premio Socio Ambiental

Under The Sun





PREMIO ESPECIAL



Youtuber

Marcelo N. Reis - Jedicon



Humorista

Canal Trinca



Publicitário

Celular - O Cigarro do Século XXI



Teatral

Torturado por sua Fé



Igrejas

Play desing



Premio Especial de Roteiro

Sinal de luz





SERVIÇO:



VII Festival de Cinema FICC

Site: festivaldecinemaficc.com
Feira e Premiação: Dezembro/2019
Assessora de Imprensa e Comunicação: Daniele Carvalho
Contatos: 55 21 98021-5018

Assessoria de Imprensa SECEC: (21) 2332-9062




Fotógrafo Oficial: Salvador Scofano @scofanoff