Advertisement

Encceja 2017 reúne 1,5 milhões de brasileiros na busca pelo diploma

Encceja 2017 reúne 1,5 milhões de brasileiros na busca pelo diploma 

301.583 candidatos do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio se inscreveram para a prova

Ontem (19) foi um dia crucial para mais de um milhão de brasileiros. Aqueles que ainda não concluíram os cursos do ensino fundamental e médio tiveram a chance de atingir esse objetivo. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 foi realizado em 564 municípios de todos os estados brasileiros. De acordo com dados liberados pelo Ministério da Educação, o número de inscritos totalizou 301.583 participantes do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. Segundo o governo federal, o gabarito oficial será divulgado até o dia 1º de dezembro, mas a data de divulgação dos resultados individuais ainda não foi definida.
A prova, que é coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e não era aplicada desde 2014, havia sido adiada duas vezes. O atraso foi motivado pela popularização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que assumiu a função de conceder o diploma do ensino fundamental e médio. A volta do Encceja foi motivada pelo alto número de brasileiros que permaneciam sem diploma, visto que apenas 10% dos alunos inscritos conseguiram a certificação via Enem.
O exame foi aplicado em dois turnos. Os candidatos do ensino fundamental fizeram provas de ciências naturais, história e geografia. Dos estudantes do ensino médio, por sua vez, foram cobrados conhecimentos de ciências da natureza e suas tecnologias, além de ciências humanas. A provas tiveram, cada uma, 30 questões de múltipla escolha e, para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. No caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física, para candidatos do ensino fundamental; e linguagens e códigos e suas tecnologias, para ensino médio, é preciso obter, também, a proficiência em redação. Para isso, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.
De acordo com o Ministério da Educação, quem atingir a pontuação mínima no Encceja terá isenção automática no próximo Enem.