Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda inicia curso para Cuidador Familiar de Idosos


Capacitação é voltada para Agentes Comunitários de Saúde, cuidadores das Residências Terapêuticas e comunidade


O curso de Cuidador Familiar de Idosos, promovido pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda, teve início nesta terça-feira, dia 15, no campus do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), no Aterrado. A capacitação é voltada para os Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nas unidades que do Programa de Saúde da Família, para funcionários das Residências Terapêuticas e pessoas da comunidade. Ao todo, 60 pessoas participaram da aula inaugural.

“As aulas teóricas e práticas dão mais segurança e respaldo ao cuidador familiar. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do idoso que é cuidado por parentes, em casa. Porém, sabemos da importância de capacitar também nossos funcionários que atuam com pacientes idosos que necessitam de ajuda temporária ou permanente para o desenvolvimento de suas atividades diárias”, disse o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

O prefeito Samuca Silva reforçou a importância do curso. “A população mundial está envelhecendo e a idade avançada pode favorecer o aparecimento de doenças que impedem o idoso de executar tarefas simples do dia a dia como andar, se vestir, ir ao banheiro sozinho. Temos que nos preparar para essa situação, seja um membro da família ou um dos nossos servidores da Saúde”, afirmou Samuca.

A técnica de enfermagem, Cristina de Araújo, atua como cuidadora na Residência Terapêutica do bairro São Luiz há três anos e sempre quis fazer o curso. “Trabalho com pacientes da Saúde Mental e nem sempre são idosos, mas a maioria deles apresenta as mesmas dificuldades e limitações. Espero poder executar minha função com mais conhecimento”, disse.

A agente comunitária de Saúde, Mariana Dias, está pensando na capacitação profissional e no cuidado com familiares. “Como agente de saúde tenho que visitar e acompanhar pacientes com doenças incapacitantes e até orientar os familiares no cuidado com eles em casa, além disso, estou com dois avós acamados que precisam da minha ajuda”, contou Mariana.

As vizinhas Valéria França Ferreira e Rosângela Santos, do bairro Vista Verde, estão no curso para cuidar de familiares com mais segurança. “Estou cuidando do meu pai e quero aprender mais para que ele fique o mais confortável possível com as limitações que apresenta”, disse Valéria.  

O curso vai até 1º de dezembro. A parte teórica será as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, no UniFOA, campus Aterrado. E as vivências práticas serão realizadas no Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares, no Jardim Paraíba; Centro Dia de Atendimento à Pessoa Idosa, no bairro Nossa Senhora das Graças; na Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), no Dom Bosco.