Samuca Silva é o novo presidente e pretende revisar o plano diretor da cidade

Sem se reunir há dois anos, o Conselho Municipal de Desenvolvimento  Urbano (CMDU) voltou às atividades na manhã desta terça-feira, dia 23, com a participação do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva. A reunião aconteceu no auditório do Palácio 17 de Julho, no Aterrado. O conselho é formado por 32 membros: representantes do Executivo, do Legislativo, de Associações de Moradores, empresários, ONGs, sindicatos e profissionais liberais.

O conselho pode propor ações ao Governo Municipal, em políticas públicas voltadas ao planejamento urbano. O ponto principal do CMDU é a revisão do Plano Diretor que deve acontecer a cada dez anos, conforme determina o Ministério das Cidades. O último documento foi elaborado em 2008. As informações foram passadas pela presidente do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano), Maria Ilma, que é secretária executiva do conselho.

“O plano não é da prefeitura, mas da cidade. Ele tem como objetivo pensar no que é melhor para Volta Redonda. Temos que ouvir todos, sem exceção. Volta Redonda não tem partido nessa discussão”, ressaltou Maria Ilma.

Samuca Silva, que é o presidente do CMDU, destacou sobre a importância do conselho e que Volta Redonda está num novo momento para o planejamento urbano:

“A primeira reunião é para os membros se conhecerem e o cronograma de trabalho está bem interessante. Não tenho dúvidas que vamos avançar nas questões de planejamento urbano. Houve um legado em 2008, mas agora estamos num novo momento. Podemos deixar o nosso legado para Volta Redonda. O debate é necessário, com o respeito mútuo, sem defender os interesses particulares, pensado na cidade de Volta Redonda”, comentou o prefeito. Também participou da reunião Maycon Abrantes, vice-prefeito.