Desde 2009, com o advento do Sistema Nacional de Cultura como letra constitucional, a participação popular passou a ser premissa das políticas culturais em todo país. Em Barra Mansa, a instância máxima disso são o Fórum e a Conferência de Cultura. No sábado, 19 de agosto, aconteceu o Fórum e Conferência Municipal de Cultura, na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade. 

Um espaço de articulação, intervenção, troca de experiências e debate. O Fórum Municipal de Cultura visa à construção de alternativas para o desenvolvimento social e cultural local por meio das políticas culturais tendo como participação ativa, a sociedade civil.

O Fórum acontece anualmente, contudo, a eleição de novos membros do Conselho Municipal de Cultura - CMCBM é realizada a cada dois anos. Nesse encontro, foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura até a gestão de 2019. O evento contou, ainda, com a participação do grupo Abadá Capoeira na abertura com o Hino Nacional tocado com berimbau.

Além da eleição, a programação contou com a apresentação do relatório de atividades realizadas no primeiro semestre pelo Sistema Municipal de Cultura – SMCBM, que passou a vigorar em janeiro no município, a revisão do Calendário Cultural da cidade e a aprovação do regimento do Fórum. 

Os novos membros do Conselho estão entre os setores de Artes Visuais, Dança, Literatura, Cultura Popular e Urbana, Música, Teatro e Audio Visual, Arte Educador, Entidade Cultural e Patrimônio Histórico-Cultural, Agente/Produtor Cultural e Entidade de Classe e Movimento Social previstos no Sistema Municipal de Cultura - SMCBM.

Arte Educador – Titular Fancis Marques | Suplente Silas Almeida
Artes Visuais - Titular Claudio Crovatto | Suplente Gerson do Nascimento Santos
Literatura – Titular Jean Carlos Gomes | Suplente Silvana Maria Almeia de Carvalho
Entidade Cultural e Patrimônio Histórico-Cultural – Titular Alejandra Esteves
Entidade de Classe e Movimento Social – Titular Geraldo Magela | Suplente Amadeus Magna
Cultura Popular e Urbana – Titular Deise Aparecida Porto
Agente/Produtor Cultural – Titular Pedro Valente
Teatro e Audio Visual – Titular Albinno Oliveira | Suplente Bianco Marques
Música – Titular Giliade Lima | Suplente Antônio Fábio

Os segmentos que estão sem representantes deverão ser eleitos em Fórum Extraordinário. O evento foi transmitido ao vivo por meio das redes sociais da FCBM.