Mais de 300 profissionais do setor poderão se cadastrar; inscrições serão realizadas nos dias 29 e 30, no Clube Municipal

A Prefeitura de Barra Mansa, através da SMDETI (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação), vai receber nos próximos dias 29 e 30, o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Setur-RJ  (Secretaria de Estado do Rio de Janeiro), que vai realizar o cadastramento nacional de artesãos do município de Barra Mansa. Os atendimentos serão feitos no Clube Municipal, das 8h30min às 16 horas e tem como objetivo identificar os diversos tipos de artesãos, reconhecendo a atividade artesanal como ação econômica de desenvolvimento local e regional.

O cadastramento serve de base para a inclusão dos profissionais no Sistema de Informações Cadastrais (Sicab), do Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Em Barra Mansa, aproximadamente 300 artesãos serão cadastrados nos dois dias e passarão a ter acesso à Carteira Nacional do Artesão, participação em feiras do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro), divulgação, capacitação, qualificação, microcréditos e comercialização.

Para fazer o cadastro, o artesão deverá apresentar cópias do comprovante de residência recente, RG e CPF e uma foto 3x4. Os interessados deverão levar, também, três peças produzidas e finalizadas, e uma peça inacabada, para que seja analisada no ato do cadastro como critério de avaliação. De acordo com a gerente de Turismo da SMDETI, Bhella Santos, os cadastros serão feitos por ordem de chegada e é muito importante a presença de todos os artesãos do município.

“É importante que todos compareçam, para demonstrar a força do artesanato na nossa cidade. Através do cadastro os artesãos serão vistos como profissionais e receberão diversos benefícios, pois a partir dele, receberão cursos de capacitação e qualificação, microcréditos, comercialização. Sem contar que, através da Carteira Nacional do Artesão, os artesões daqui podem participar de feiras nacionais e internacionais. Essa é uma grande oportunidade de valorização do artesão”, finalizou Bhella.