Barra Mansa amplia vacinação contra HPV

População de 15 a 26 anos podem se vacinar nos postos de saúde do município; vacinas são ofertadas para que não percam a validade

A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, ampliou nesta semana de forma temporária a vacinação contra o vírus HPV. O público alvo são adolescentes e adultos, de 15 a 26 anos de idade, que podem se dirigir a qualquer posto de saúde do município até a próxima terça-feira, dia 29.

Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Marlene Fialho, a ampliação ocorre diante da proximidade do vencimento das doses já distribuídas aos estados e municípios. “A ampliação ocorre diante das baixas coberturas de vacinação e Barra Mansa ampliou a oferta de vacina para que não haja perda com o vencimento”, disse Marlene.

Ainda de acordo com a coordenadora, após o dia 29, o público alvo volta ao normal conforme indicação do Ministério da Saúde. “Depois do prazo, meninos de 11 a 14 anos, meninas de 9 a 14, pacientes com o vírus do HIV, transplantados e oncológicos de 9 a 26 anos, receberão as doses mediante o indicado pelo Ministério”, completou.

Todos os postos de saúde de Barra Mansa funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e estão preparados para a população se imunizar contra o HPV. É necessário que o morador leve sua carteira de identidade para se vacinar.

O HPV - O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele, ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais, e  também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. Atualmente, segundo Marlene Fialho, a estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) é que exista até 21 casos a cada 100 mil mulheres. Ao todo, são cerca de 15 mil casos novos da doença, por ano, e uma média de 4,8 mil mortes.