Com a chegada do inverno, o número de doadores de sangue no Hemonúcleo de Barra Mansa diminui consideravelmente. De acordo com o coordenador da unidade, Flávio Fagundes, a maior deficiência atualmente é de sangue do tipo O positivo. “Fazemos um apelo para que as pessoas procurem o Hemonúcleo para doação. Estamos realmente precisando da colaboração das pessoas. Hoje nossa maior falta é a de doadores de O positivo, mas todo o estoque está afetado com o inverno”, explicou Flávio.

Os requisitos básicos para aqueles que desejam doar sangue é estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; não estar de jejum; evitar bebidas e alimentos gordurosos por 12 horas antes da doação; ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis legais. A doação dura em média 15 minutos, e todo o material utilizado é descartável e oferece total segurança. Além disso, o doador tem direito a um dia de folga no trabalho. Os homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses.

O Hemonúcleo de Barra Mansa fica no prédio anexo à Santa Casa de Misericórdia, na Rua Pinto Ribeiro, nº 205 A, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h. Telefone: (24) 3322-8430.