Advertisement

Selecionadas 50 iniciativas que receberão apoio para participar de encontro de mídia livre

Grupos de comunidades indígenas e quilombolas, rádios e TVs comunitárias, revistas, jornais, blogueiros e cinegrafistas independentes, entre outros, compõem o grupo de iniciativas midialivristas selecionados pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC), e pela Secretaria Nacional de Juventude, para participar do Encontro de Midialivrismo e Juventude, com passagem e hospedagem pagas. O encontro ocorrerá nos dias 15 e 16 de maio, no Rio de Janeiro.
Dessas 50 iniciativas selecionadas há representantes de 33 cidades e 17 estados foram selecionados. Um total de  219 pessoas de várias regiões do Brasil haviam se inscrito. Todos os que não foram selecionados para benefício do custeio seguem convidados para o Encontro. Da mesma forma, demais interessados em participar do Encontro, sem custeio, ainda podem se inscrever, preenchendo o formulário (http://bit.ly/1dtRqog) até 15 de maio.
Entre os critérios de seleção, foi considerada distribuição geográfica e foram priorizados os grupos com atuação em locais de vulnerabilidade social. Além disso, foram levadas em conta as propostas de oficinas a serem ministradas no Encontro e o texto sobre o histórico de atuação do grupo, além de sua atuação recente nas redes.
Todos os selecionados serão contatados diretamente pela organização do evento para encaminhamento dos trâmites de emissão das passagens e diária de hospedagem.
O evento
O encontro reunirá coletivos independentes para debater meios de fortalecer o midialivrismo no Brasil. Além disso, haverá exibição de filmes, apresentação de experiências e projetos de mídia livre e realização de roda de conversa entre os coletivos.
A agenda visa estimular a discussão sobre políticas públicas para a comunicação, a mídia livre e a juventude. O encontro permite que os jovens tenham acesso a ferramentas e informações para buscar recursos e investimentos em suas áreas de atuação.
A atividade é realizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), tem o apoio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/ MinC), da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro - Escola de Artes Visuais do Parque Lage – OS Oca Lage e é parte de um termo de cooperação da SNJ com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de onde provém os recursos que garantirão a participação dos selecionados.

Acesso rápido