Advertisement

Movimentos sociais e governo federal representam Brasil no Fórum Social Mundial

Em sua 14ª edição, o Fórum Social Mundial – que acontece neste ano de 2015 em Túnis, na Tunísia – é a expressão maior de mobilização dos movimentos sociais de todo o mundo. Até o dia 28 de março, milhares de pessoas estão se reunindo com o desafio de aglutinar os movimentos de todo o globo em torno de lutas comuns e incidir politicamente sobre as decisões que afetam os cidadãos em todo o planeta.
O Fórum Social Mundial é um espaço de debate democrático de ideias, de formulação de propostas alternativas e de troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil.
A primeira edição do Fórum Social Mundial aconteceu em Porto Alegre, por iniciativa da sociedade civil, em 2001, com o lema “Um outro mundo é possível”. O evento surgiu como contraponto ao Fórum Econômico Mundial – realizado todos os anos em Davos, na Suíça. Os encontros são realizados anualmente e regionalmente, por meio dos Fóruns Sociais Temáticos que, a partir de 2011, vem acontecendo nos anos pares.
O governo federal está representado no Fórum Social Mundial deste ano, com a participação de representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR), dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e da Cultura e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH).
Diversas entidades brasileiras da sociedade civil, como a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO/Brasil), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Movimento Passe Livre, a Associação Brasileira de ONGs (Abong), a União Brasileira de Mulheres (UBM), o Instituto Gérmen, a Agenda Pública, a Ciranda, o Intervozes, dentre outras, também estão representadas nas atividades auto-gestionadas do FSM.