Advertisement

Exposição em Mesquita mostra como os nossos sentidos interpretam o mundo

Por E-mail:
Visitação é gratuita e aberta a todos os públicos
A visão que encanta, o cheiro que entorpece, o som que arrebata, o tato que deleita, o gosto que faz lembrar tempos remotos. Emaranhados nas trilhões de conexões do cérebro humano, os sentidos são o tema da exposição Neurosensações, que o Instituto Federal do Rio de Janeiro – campus Mesquita abre nesta quinta-feira, 26. A visitação é gratuita e aberta a públicos de qualquer idade.
Quem for ao campus Mesquita vai experimentar, entre mais de 20 módulos e atividades, formas de perceber as sensações com que interpretamos tudo à nossa volta. Audição, visão, tato e olfato são diretamente explorados na exposição. Através de experimentos interativos – como mesa de espelhos e lentes, imagens em 3D e óculos coloridos –, o visitante poderá observar, por exemplo, fenômenos que afetam a maneira como vemos o mundo. Com as mãos, será possível sentir diferentes tipos de superfície, com objetos escondidos em uma caixa tátil. Memória e percepção também são estimuladas por meio de jogos, ilusões de ótica e testes de atenção. Será possível observar ainda, com a ajuda de uma lanterna, detalhes da própria língua, o principal órgão do paladar.
Segundo o professor Chrystian Carletti, a exposição, guiada por monitores do campus, pretende despertar o interesse e a curiosidade das pessoas a respeito dos sentidos do corpo. “Nosso objetivo é também aproximar as pessoas da ciência, procurando desmitificar a questão da ciência ser chata, ou de ser algo intangível”, afirma Carletti.
A exposição apresenta ainda modelos tridimensionais do corpo humano, como um cérebro interativo, em que é possível perceber como diferentes partes do órgão são ativadas de acordo com determinadas situações. Existe até um microscópio para observar a cultura de neurônios, a célula cerebral responsável pela condução do impulso nervoso.
A exposição “Neurosensações” será inaugurada nesta quinta-feira, às 16h, no IFRJ – Campus Mesquita, que fica na rua Paulo I, s/nº, Praça João Luiz do Nascimento (Praça da Telemar), no centro de Mesquita. A visitação é gratuita e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.