Advertisement

Estudantes da área de saúde avaliam SUS de VR

Grupo recebido no gabinete do prefeito Neto elogiou os serviços prestados pelo município

Dez estudantes universitários de diversas áreas concluem, nesta sexta-feira (dia 01), mais uma etapa do Projeto VERSUS, do governo federal, em Volta Redonda. Nesta quinta-feira (dia 31), eles foram recebidos pelo prefeito Antônio Francisco Neto em seu gabinete. Desde o dia 21, alunos do curso de graduação de várias cidades do estado do Rio de Janeiro, percorreram unidades de saúde do município, onde avaliaram e conheceram de perto a qualidade do atendimento prestado aos usuários da rede pública de saúde. O resultado não poderia ser melhor: na avaliação dos estudantes observadores, o município está acima da média do estado, no quesito qualidade de atendimento prestado pelo SUS.
Um dos momentos marcantes registrados pelos observadores foi a história vivida pela estudante de fonoaudiologia, Luciana Pedroso da Silva, de 30 anos, moradora do Rio de Janeiro. A mãe dela, Dilma Almeida Pedroso, 61 anos, de São Gonçalo, recebeu uma córnea captada pelo Banco de Olhos, que funciona no Hospital São João Batista. A boa notícia divulgada para a estudante foi no momento que a aluna visitava as dependências desta unidade. A mãe de Luciana era a primeira na fila de transplante, organizada pelo Governo Estadual, e estava há seis meses, aguardando o órgão.
“Pude comprovar a excelência, no atendimento, durante a nossa visita ao Banco de Olhos”, comentou a aluna de fonoaudiologia, completando que ficou surpresa quando entrou em contato com a família, no final da tarde, e obteve a informação de que a mãe dela havia sido contemplada com a córnea captada em Volta Redonda.
A estudante de Enfermagem, Talitha Demenjour Silva, 23 anos, de Campos dos Goytacazes, também não poupou elogios ao SUS do município. “Percebi que a rede de saúde de Volta Redonda tem uma boa articulação e, apesar das dificuldades normais, os gestores conseguem administrar o SUS muito bem”, avaliou a jovem estudante da UFRJ, em Macaé.
O que mais impressionou Henri Furtado Carneiro, 24 anos, aluno da Escola Latino Americana de Medicina, em Cuba, foi o empenho dos servidores da Saúde em atender as demandas diárias. “Sinceramente não esperava uma mostra tão satisfatória, assim, no meu país, e em Volta Redonda, particularmente, tem muita gente empenhada em levar um serviço satisfatório para a população”, completou o aluno afirmando que esperava encontrar longas filas nos atendimentos. “Aqui o SUS realmente funciona”, concluiu Henri.
O que mais chamou a atenção da aluna do Curso de Gestão Pública da UFRJ, no Fundão, Vanessa Gomes Pereira, 20 anos, foi a atenção destinada ao idoso. Moradora de Búzios, Vanessa elogiou esta iniciativa, além da transparência da gestão pública. “É uma boa gestão com prestação de serviço muito transparente”, avaliou.
NA PRÁTICA – Há três anos, o município recebe alunos inseridos no Programa Federal VERSUS, que permanecem na cidade, durante as férias de julho, percorrendo unidades de saúde. O objetivo é conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Ao término do projeto, cada aluno elabora um relatório contendo opiniões sobre a visita, assim como sugestões e criticas ao SUS.
Em duas semanas, os alunos observaram o funcionamento dos Hospitais Munir Rafful, no Retiro e São João Batista, além da Policlínica da Cidadania, Policlínica da Mulher, Centro de Imagem, Banco de Sangue, Laboratório Municipal, entre outros setores.http://folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=ESTUDANTES+DA+%C1REA+DE+SA%DADE++AVALIAM+SUS+DE+VR&id=70105