Grupo recebido no gabinete do prefeito Neto elogiou os serviços prestados pelo município

Dez estudantes universitários de diversas áreas concluem, nesta sexta-feira (dia 01), mais uma etapa do Projeto VERSUS, do governo federal, em Volta Redonda. Nesta quinta-feira (dia 31), eles foram recebidos pelo prefeito Antônio Francisco Neto em seu gabinete. Desde o dia 21, alunos do curso de graduação de várias cidades do estado do Rio de Janeiro, percorreram unidades de saúde do município, onde avaliaram e conheceram de perto a qualidade do atendimento prestado aos usuários da rede pública de saúde. O resultado não poderia ser melhor: na avaliação dos estudantes observadores, o município está acima da média do estado, no quesito qualidade de atendimento prestado pelo SUS.
Um dos momentos marcantes registrados pelos observadores foi a história vivida pela estudante de fonoaudiologia, Luciana Pedroso da Silva, de 30 anos, moradora do Rio de Janeiro. A mãe dela, Dilma Almeida Pedroso, 61 anos, de São Gonçalo, recebeu uma córnea captada pelo Banco de Olhos, que funciona no Hospital São João Batista. A boa notícia divulgada para a estudante foi no momento que a aluna visitava as dependências desta unidade. A mãe de Luciana era a primeira na fila de transplante, organizada pelo Governo Estadual, e estava há seis meses, aguardando o órgão.
“Pude comprovar a excelência, no atendimento, durante a nossa visita ao Banco de Olhos”, comentou a aluna de fonoaudiologia, completando que ficou surpresa quando entrou em contato com a família, no final da tarde, e obteve a informação de que a mãe dela havia sido contemplada com a córnea captada em Volta Redonda.
A estudante de Enfermagem, Talitha Demenjour Silva, 23 anos, de Campos dos Goytacazes, também não poupou elogios ao SUS do município. “Percebi que a rede de saúde de Volta Redonda tem uma boa articulação e, apesar das dificuldades normais, os gestores conseguem administrar o SUS muito bem”, avaliou a jovem estudante da UFRJ, em Macaé.
O que mais impressionou Henri Furtado Carneiro, 24 anos, aluno da Escola Latino Americana de Medicina, em Cuba, foi o empenho dos servidores da Saúde em atender as demandas diárias. “Sinceramente não esperava uma mostra tão satisfatória, assim, no meu país, e em Volta Redonda, particularmente, tem muita gente empenhada em levar um serviço satisfatório para a população”, completou o aluno afirmando que esperava encontrar longas filas nos atendimentos. “Aqui o SUS realmente funciona”, concluiu Henri.
O que mais chamou a atenção da aluna do Curso de Gestão Pública da UFRJ, no Fundão, Vanessa Gomes Pereira, 20 anos, foi a atenção destinada ao idoso. Moradora de Búzios, Vanessa elogiou esta iniciativa, além da transparência da gestão pública. “É uma boa gestão com prestação de serviço muito transparente”, avaliou.
NA PRÁTICA – Há três anos, o município recebe alunos inseridos no Programa Federal VERSUS, que permanecem na cidade, durante as férias de julho, percorrendo unidades de saúde. O objetivo é conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Ao término do projeto, cada aluno elabora um relatório contendo opiniões sobre a visita, assim como sugestões e criticas ao SUS.
Em duas semanas, os alunos observaram o funcionamento dos Hospitais Munir Rafful, no Retiro e São João Batista, além da Policlínica da Cidadania, Policlínica da Mulher, Centro de Imagem, Banco de Sangue, Laboratório Municipal, entre outros setores.http://folhadointerior.com.br/v2/page/noticiasdtl.asp?t=ESTUDANTES+DA+%C1REA+DE+SA%DADE++AVALIAM+SUS+DE+VR&id=70105