Os Grupos de Convivência da Terceira Idade da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) promovem no hoje uma das mais tradicionais festas juninas de Volta Redonda. O 16º Arraiá da Convivência será realizado na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, a partir das 14h. Entre as principais atrações a premiada Quadrilha da Convivência, formada por 40 casais da terceira idade, e comidas típicas feitas pelos próprios membros dos Grupos de Convivência, que são distribuídas gratuitamente. 

      A Quadrilha da Convivência é responsável pelo ponto alto da festa que lota a praça no Aterrado. Entre as brincadeiras ensaiadas pela coordenadora Graça Lima está o casamento na roça. Aliás, ela ressalta que a festa resgata os arraiais tradicionais.

        “Os quitutes oferecidos ao público também são da roça, como canjica doce e salgada, batata doce e pipoca. Não tem espaço para salsichão, não”, ressalta Graça. O figurino da quadrilha também é tradicional. Os casais se apresentam com traje de baile, bem arrumados. Nada de chapéu desfiado ou roupa remendada.
        A festa contará ainda com show de forró e arrasta pé. Sempre com o objetivo principal de promover a interação entre a população e os Grupos de Convivência, que hoje são 62 espalhados pela cidade. Os grupos oferecem espaço de convívio, com objetivo de promoção de autoconhecimento, relação familiar e de vizinhança; favorecem um processo de envelhecimento ativo e saudável; motivam para novos projetos de vida; previnem o isolamento. As atividades incluem a promoção e defesa dos direitos, conhecimento de experiências de vida, desenvolvimento de projetos intergeracionais que valorizam suas potencialidades para o exercício do protagonismo social.