Advertisement

Volta Redonda realiza 16º Arraiá da Convivência





       Os Grupos de Convivência da Terceira Idade da Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) promovem no hoje uma das mais tradicionais festas juninas de Volta Redonda. O 16º Arraiá da Convivência será realizado na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, a partir das 14h. Entre as principais atrações a premiada Quadrilha da Convivência, formada por 40 casais da terceira idade, e comidas típicas feitas pelos próprios membros dos Grupos de Convivência, que são distribuídas gratuitamente. 

      A Quadrilha da Convivência é responsável pelo ponto alto da festa que lota a praça no Aterrado. Entre as brincadeiras ensaiadas pela coordenadora Graça Lima está o casamento na roça. Aliás, ela ressalta que a festa resgata os arraiais tradicionais.

        “Os quitutes oferecidos ao público também são da roça, como canjica doce e salgada, batata doce e pipoca. Não tem espaço para salsichão, não”, ressalta Graça. O figurino da quadrilha também é tradicional. Os casais se apresentam com traje de baile, bem arrumados. Nada de chapéu desfiado ou roupa remendada.
        A festa contará ainda com show de forró e arrasta pé. Sempre com o objetivo principal de promover a interação entre a população e os Grupos de Convivência, que hoje são 62 espalhados pela cidade. Os grupos oferecem espaço de convívio, com objetivo de promoção de autoconhecimento, relação familiar e de vizinhança; favorecem um processo de envelhecimento ativo e saudável; motivam para novos projetos de vida; previnem o isolamento. As atividades incluem a promoção e defesa dos direitos, conhecimento de experiências de vida, desenvolvimento de projetos intergeracionais que valorizam suas potencialidades para o exercício do protagonismo social.