Advertisement

Jovens Brasileiros

Pesquisa aponta que jovens brasileiros não fazem sexo seguro

Segundo estudo do do Instituto Social da Caixa Seguros, eles não usam camisinha e tem pouco conhecimento sobre as vantagens
[ i ]
Rio de JaneiroUm estudo do Instituto Social da Caixa Seguros indica que 40% dos entrevistados, com idade entre 18 e 29 anos, dispensaram o uso do preservativo na última relação sexual e quase 30% ainda creem que o coito interrompido é um método contraceptivo eficaz. Foram entrevistadas 1.208 pessoas em 15 estados e no Distrito Federal.
Delas, 42% sabiam que a camisinha é o método mais confiável para prevenir gravidez e doenças sexualmente transmissíveis simultaneamente. Conforme o especialista em medicina reprodutiva João Ricardo Auler, muitos adolescentes ignoram que só usar a pílula anticoncepcional não basta. Ele enfatizou a ineficácia do coito interrompido para evitar gravidez também.
Conforme o coordenador da pesquisa, Miguel Fontes, a faixa etária analisada é crítica uma que dos abortos feitos no Brasil, 60% foram em mulheres entre 18 e 29 anos, o que reflete a importância de retornar a educação sexual em escolas e empresas.
De acordo com o estudo, 21,9% dos jovens recorrem aos colegas quando o assunto é sexo e os pais assumem o papel em 20,1% dos casos. Segundo o levantamento, 54,3% conversam sempre ou quase sempre com os responsáveis, mas sexo está entre os três assuntos menos abordados e explica a falta de conhecimento.
A maior parte dos entrevistados na pesquisa perdeu a virgindade entre os 14 e os 18 anos, e 90% já tiveram relação sexual.