Advertisement

Comércio de BM está autorizado a funcionar neste sábado o dia todo



As lojas de Barra Mansa estão autorizadas a permanecerem abertas também durante o período da tarde neste sábado, dia 10, véspera do Dia das Mães e dia de maior movimento no comércio. “Fica a critério de cada lojista abrir o dia todo ou não. É importante frisar que, caso opte em abrir também na parte da tarde, os direitos dos comerciários devem ser preservados”, destacou o presidente do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto, acrescentando que a recomendação do sindicato é de que o comércio fique aberto até às 18h.

De acordo com o advogado do Sicomércio, Aloizio Perez, os comerciantes poderão exigir o trabalho de seus empregados por mais duas horas além da jornada normal, usualmente de quatro horas aos sábados. Para exigir o trabalho durante oito horas é aconselhável promover uma compensação com a redução de horas durante a semana ou supressão de trabalho em parte de outro dia.

“A convenção coletiva firmada Sicomércio e o Sindicato dos Funcionários no Comércio do município prevê a compensação que deve, nos estabelecimentos com mais de dez empregados, constar de registro de ponto. Igual procedimento deve ser adotado se ocorrer a supressão de trabalho em determinado dia”, explicou Aloizio. Segundo ele, tanto a compensação quanto a supressão devem ocorrer na semana, ou mais tardar dentro do mês, em que houver o trabalho em datas comemorativas.

Vendas aquecidas – As vendas no comércio de Barra Mansa aumentaram ainda mais esta semana e a expectativa do Sicomércio é de que sábado seja o dia de maior movimento. Considerado o segundo melhor período de vendas para o comércio, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães movimenta quase todo o setor. Lojas de vestuário, sapatos, joias, perfumes, produtos de beleza, acessórios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos faturam nesta época.  “Nossa expectativa é de que haja um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado”, informou o presidente do Sicomércio.