Advertisement

Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

Está decidido. A luta por um novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil será a principal bandeira de luta do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) de 2014 até 2015. A proposta foi aprovada na XVII Plenária Nacional do FNDC, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST, em Guararema (SP).

O encontro, que contou com mais de 50 delegados, representando 20 estados, estipulou estratégias de luta para os próximos dois anos.

A plenária elegeu, também, a nova Coordenação Executiva e os novos Conselhos Fiscal e Deliberativo da entidade. A UNE foi eleita para participar do Conselho Executivo, Deliberativo e Fiscal. “A eleição da UNE no Conselho (deliberativo) é mostra de como a luta pela democratização da mídia é uma pauta de todos e fundamental para consolidar a nossa democracia”, disse o diretor de comunicação da UNE, Thiago José, que ressaltou, também, a importância da participação dos jovens nesta discussão: “A juventude e os estudantes querem cada vez mais debater a monopolização dos meios de comunicação e desejam mudar para algo que reflita mais a diversidade do nosso povo e tenha garantido o interesse público”.
O Conselho Deliberativo reúne 21 entidades dos mais diversos segmentos, mas com um recorte mais específico na Comunicação/Jornalismo, que tem com objetivo debater e formular a política do FNDC. É amplo espaço de discussão.

Para Expressar a Liberdade

A campanha “Para Expressar a Liberdade! Uma Nova Lei para um Novo Tempo”, inclui o Projeto de Lei de iniciativa Popular (Plip), conhecido como Lei da Mídia Democrática. Este projeto é considerado pela Coordenação um ponto forte e estratégico, pois foi construído coletivamente e com base na I Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM), realizada em 2009.
A secretária nacional de Comunicação da CUT e coordenadora do FNDC, Rosane Bertotti, afirma que “o grande desafio da luta pela Democratização da Comunicação está no processo de construir o projeto da mídia democrática popular e fazer desse instrumento um processo de debate, de construção política”. Rosane considera muito importante o esforço conjunto para o Plip chegar a 1 milhão e 300 mil assinaturas e ir ao Congresso Nacional.

Eleição

Durante a XVIII Plenária Nacional do FNDC houve também a eleição da Coordenação Executiva, que ficou novamente com a CUT na Coordenação Geral. O Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé ficou com a Secretaria Geral; a Tesouraria ficou com o Conselho Federal de Psicologia (CFP); a Secretaria de Comunicação com o Intervozes; a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com a Secretaria de Políticas Públicas; a Secretaria de Formação com a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert) e a Secretaria de Organização com a Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).