Advertisement

Conferência Mundial da Juventude no Sri Lanka

25.04.2014 - Jovens falam de suas expectativas para Conferência Mundial da Juventude no Sri Lanka Jovens falam de suas expectativas para Conferência Mundial da Juventude no Sri Lanka


Debora e Diego, delegados oficiais do Brasil na Conferência Mundial da Juventude 2014, no Sri Lanka, falaram sobre suas expectativas para o evento, que acontece entre os dias 6 e 10 de maio e terá como tema: “A integração dos jovens na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015”.
Os jovens selecionados para serem delegados oficiais do Brasil na Conferência Mundial de Juventude, que acontece entre os dias 6 e 10 de maio em Colombo, no Sri Lanka, falaram para equipe de comunicação da Secretaria Nacional de Juventude sobre suas expectativas para o evento, que reunirá cerca de 1.500 participantes de todas as partes do mundo.
 
A jovem Debora Souza, de São Paulo, 23 anos, é uma das jovens delegadas, integrante da Coalizão de Jovens Brasileiros para o Pós-2015 e da Associação de Jovens Engajamundo. Para ela, a Conferência será um passo importante para a participação efetiva da juventude em processos de decisão coletiva. “Minhas expectativas para o Sri Lanka são as maiores, já faz muito tempo que trabalho com a juventude brasileira sobre a Agenda Pós-2015 e na Conferência poderei colocar em prática todo o meu acúmulo no tema”, diz.
 
Debora também avalia o avanço nas Políticas Públicas de Juventude: “Está melhorando bastante, o Estatuto da Juventude é uma grande evolução, venho observando um aumento na participação dos jovens em espaços de decisão. Isso é muito relevante aqui no Brasil”, ressalta.
 
Diego Callisto, 26 anos, de Juiz de Fora, Minas Gerais, é o segundo delegado a representar o país em Colombo. Integrante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS, para ele conhecer outros jovens de países diferentes, pautando temas como saúde, educação, trabalho e cultura será de grande relevância para fortalecer a juventude. “Vejo a Conferência como algo propositivo, que vai expor as reais necessidades dos jovens, suas demandas, seus anseios e suas prioridades. Isso fará toda a diferença para que este segmento, sobretudo do nosso país, seja visto com um olhar mais sensível e tenha prioridade nas agendas globais”, explica.
 
De acordo com Diego, a Conferência será um momento importante para a interlocução dos jovens de várias regiões do mundo sobre suas agendas, dando visibilidade à luta pelos seus direitos. “Tenho experiência com a pauta juventude e Aids e acredito que esse será um diferencial para que eu possa compartilhar informações acerca das políticas públicas de enfrentamento à epidemia de Aids e incentivos à prevenção para que outros jovens não sejam infectados pelo vírus HIV”, relata. 
 
A Conferência, que terá como tema: “A integração dos jovens na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015”, será uma plataforma criativa para que os jovens possam revisar os progressos alcançados em relação às Metas do Milênio, definidas pela ONU, e compartilhar experiências para a implementação e o monitoramento dessas metas.
 
Atualmente a SNJ, através do Participatório realiza uma consulta pública para que demais jovens possam contribuir no “Plano de Ação Colombo”. O prazo para as contribuições é até 27 de abril, meia-noite, horário de Brasília. Para participar basta criar um perfil no Participatório, em seguida faça seu login, acesse a consulta e dar sugestões ao texto-base.