Difundir o Brasil através da arte popular, a preservação da memória, a diversidade cultural e o imaginário de um povo. Essa é a proposta da exposição Grandes Mestres: a cultura popular brasileira modelada no barro, que será apr
esentada na Galeria de Artes do Centro Cultural Fundação CSN, a partir do dia 21 de fevereiro.

Grandes Mestres traz para Volta Redonda e o Sul Fluminense parte do acervo de 519 peças de cerâmica, da cultura popular, criadas por grandes mestres e seus discípulos. Toda a coleção foi reunida pelo casal Stella e Serge Daniel ao longo de décadas, por meio das várias viagens realizadas pelo Brasil. Em cada destino novas peças foram adquiridas e passaram a integrar a coleção, que acaba de ser doada à Fundação CSN.

São peças de tamanhos, técnicas, queimas e pinturas diversas, ricas em histórias e concebidas por importantes ceramistas, como Mestre Vitalino, Manuel Galdino, Ana das Carrancas, Zé Caboclo e Manuel Eudócio, entre outros. Os mestres ceramistas e seus discípulos procuraram retratar em cada peça parte do cotidiano de seu povo. Lá estão, por exemplo, as festas culturais do norte do Brasil, o dia a dia de trabalho do sertanejo, entre outras representações de várias regiões do país.

O Centro Cultural fica na Rua Vinte e Um, 402, na Vila Santa Cecilia em Volta Redonda - RJ. O funcionamento é de segunda à sexta das 8 às 19 horas.

Os agendamentos de visitas mediadas para escolas e grupos em geral podem ser realizados pelo telefone (24) 3343-3990 ou pelo e-mail centrocultural.fcsn@csn.com.br.
http://www.jovemclick.com.br/2014/02/cultura-e-historia-surgidas-do-barro.html