Objetivo do pacto é alfabetizar crianças da rede pública até o 3º ano do Ensino Fundamental

Barra Mansa é um dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro que aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do governo federal. O PNAIC é um programa cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais do país.

Na última semana, a secretária de Educação de Barra Mansa, Lusia Melchiades, e a coordenadora municipal do PNAIC, Saionara Maciel, participaram de um encontro, no Rio de Janeiro, onde foram apresentadas as ações do plano.
De acordo com Saionara, uma das ações do Plano é a formação dos professores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal, responsáveis pela alfabetização das crianças. Durante os próximos dois anos, esses profissionais passarão por uma capacitação. O curso será ministrado por orientadores de estudo, escolhidos pela secretaria de Educação de Barra Mansa, que já estão sendo capacitados pela UFRJ, no Polo de Resende.

A aula inaugural do curso para os professores será realizada em dois momentos, para comportar os 273 profissionais da alfabetização. A primeira será na próxima quinta-feira, dia 07, no auditório do Sesc, às 14 horas, e a segunda no dia 12, também no auditório do Sesc, às 8 horas. “Acreditamos que através dessa formação adequada dos professores iremos atingir o objetivo do PNAIC, que é a alfabetização dos alunos até os oito anos de idade”, destacou Saionara.

Durante as aulas os professores contarão com materiais didáticos que fazem parte do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) e do PNBE (Programa Nacional de Bibliotecas Escolares), além de jogos didáticos e pedagógicos. “Os professores também terão acesso ao Portal Alfabetizador onde poderão tirar suas dúvidas e enviar sugestões. Essas ferramentas, somadas à formação dos professores, serão muito importantes para a melhoria do ensino na alfabetização”, frisou a coordenadora.

Para avaliar o programa, além da Provinha Brasil (já realizada duas vezes por ano com os estudantes do 2º ano), será aplicada a partir deste ano a Provinha ABC com os alunos do 3º ano, no final do curso. “O MEC (Ministério da Educação) adotará uma política de premiação às escolas que apresentarem os melhores resultados, como uma forma de incentivo”, acrescentou.