Advertisement

Barra Mansa se prepara para Jornada Mundial da Juventude

O prefeito Jonas Marins, junto com alguns secretários municipais, se reuniu na manhã de ontem, dia 11, em seu gabinete, com a coordenação da Diocese de Barra do Piraí/ Volta Redonda e representantes das comunidades eclesiais de Barra Mansa. O objetivo do encontro foi debater o apoio do governo municipal para realização de atividades sociais e culturais na cidade durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Barra Mansa vai abrigar cerca de 1,6 mil jovens, de diversas nacionalidades, que virão ao Brasil participar do evento.

“É com muita alegria que vamos receber esses jovens em Barra Mansa. Colocamo-nos à disposição da Igreja Católica para colaborar na organização e promoção dos eventos. Queremos que eles se sintam em casa e aproveitem a Semana Missionária para se prepararem para a Jornada”, frisou o prefeito Jonas Marins.

Durante a reunião, ficou acertado que as secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social, Cultura, Educação e Meio Ambiente irão trabalhar em parceria para estabelecer um cronograma e planejamento detalhado de ações para os jovens que ficarão hospedados em residências familiares. O padre Paulo Sérgio, coordenador da JMJ na Diocese Barra do Piraí/Volta Redonda, explicou que a jornada é composta por três etapas.

“A primeira é a ‘Peregrinação dos Sinais’, na qual a Cruz Peregrina visitará as 12 cidades que compõem a Diocese, entre os dias 21 a 28 de abril. A segunda etapa é ‘Semana Missionária’, entre os dias 16 a 20 de julho. A última é o momento da Jornada Mundial da Juventude, no qual se esperam aproximadamente dois milhões de jovens no Rio de Janeiro”, informou.

Barra Mansa vai receber a Cruz Peregrina no dia 23 de abril, em uma caminhada pelo Centro. A expectativa é de que duas mil pessoas participem do evento. “Já estamos em contato com os membros do Comitê Integrado de Segurança do município para que todas as providências com relação à segurança da caminhada sejam tomadas”, comentou o padre Paulo Sérgio.
Para a ‘Semana Missionária’, em julho, está sendo preparada uma programação com diversas atividades para que os jovens possam conhecer o município. “A intenção é que esses eventos permitam aos jovens conhecerem mais a cultura e a solidariedade do povo barramansense”, pontuou o padre.