A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), através do Arquivo Histórico Municipal, e de uma parceria com o Sesc Barra Mansa, inaugurou, na sexta-feira, a exposição "Olhares Fluminenses e o Café em Resende". Ao todo estão sendo expostos 14 painéis fotográficos com imagens de fazendas de café dos municípios de Barra Mansa, Barra do Piraí, Rio das Flores, Valença. De Resende, o painel exposto traz a imagem da Fazenda Babilônia. Além desses painéis, a exposição está sendo enriquecida, este ano, com cerca de 30 fotografias históricas de Resende, e painéis produzidos em tecido com mapas antigos da cidade.
Para o historiador e diretor do Arquivo Histórico, Claudionor Rosa, essa exposição é uma oportunidade de se conhecer o papel de Resende na história do café na região.
"Esse trabalho é muito especial, e durante anos ficou guardado comigo. Agora nós recuperamos esse material e estamos novamente expondo para a população porque ele é de excelente qualidade, traz uma lógica iconográfica com começo, meio e fim, é fácil de ser mostrado e compreendido pela população".
Segundo ele, "era complicado entender porque Resende não fazia parte do Festival do Café porque oficialmente, de acordo com a história, o café na região começou a ser cultivado em Resende".
- Acho que outros municípios como Itatiaia, e Porto Real também deveriam entrar para o Festival - opinou o historiador.
A exposição "Olhares Fluminenses e o Café em Resende" fica na sede da Fundação por 15 dias, depois ela será levada para escolas municipais e estaduais, além de outros espaços públicos. Segundo Claudionor, grupos que precisarem agendar horários alternativos de visitação podem entrar em contato pelo telefone 3354-6927.
SERVIÇO:
A Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda (FCCMM) fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico de Resende. O horário de visitação é das 9 às 18h, de segunda a sexta.