Na noite desta segunda-feira, dia 19, alunos projeto “Ginástica Olímpica nas Escolas” participaram de um festival de encerramento das atividades de 2011. O projeto atende atualmente mais de 150 crianças, de 06 a 14 anos, matriculadas em escolas municipais da cidade. A iniciativa tem como objetivo trazer novos talentos para o município, além de atrair as crianças para o esporte. Cada turma tem aulas duas vezes por semana nos períodos da manhã e tarde, no Parque da Cidade.
De acordo com o prefeito Zé Renato, o projeto ainda é embrionário, mas a cada dia a Prefeitura busca novos investimentos para que novos talentos sejam descobertos. “Temos um projeto embrionário de ginástica olímpica nas escolas e esperamos investir cada vez mais para que as crianças tenham uma formação esportiva ainda melhor. Nós procuramos diversificar as atividades oferecidas pela Prefeitura para que mais crianças se interessem e se identifiquem com alguma prática esportiva. Temos um exemplo em Barra Mansa, que é o Bruno Martini, atleta que conquistou o ouro no campeão mundial, realizado esse ano”, explicou.
Para o próximo ano, a Prefeitura pretende buscar novos investimentos e ampliar o espaço de treinamento, para que novas vagas sejam criadas e outros alunos da rede participem, como conta o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, João Luiz Cuntin de Rezende. “Completamos mais um ano do projeto e sabemos que gradativamente o esporte vai crescendo no município. O projeto tem pouco tempo de realização, mas esperamos um resultado de profissionalização a longo prazo”, disse, ressaltando que, de imediato, as crianças conseguem recuperar a autoestima e ocupam o tempo ocioso.
A pequena Desireé Medeiros, de 10 anos, participa do projeto há três anos e contou que o que ela mais gosta é de saltar. “Eu gosto de salto porque a gente tem que ter 'concordância' para pular, tem quer treinar bastante, senão a gente cai”, explicou. A mãe da menina, a professora Izabel Eliza Silva, explicou que os exercícios têm contribuído no desenvolvimento da filha. “O exercício é sempre um estímulo para nossas crianças. Ajuda no desenvolvimento motor, no equilíbrio e, até mesmo, na parte estética e de valorização corporal”, concluiu.
Também estiveram presentes o vereador Luís Antônio Cardoso e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Emiliana Melchior Carvalho. Todas as crianças receberam medalhas de participação e às instrutoras foram entregues troféus.