Foram iniciadas na tarde desta terça-feira, dia 22, as atividades de 2011 do ProJovem Adolescente que atenderá os jovens do bairro Roselândia. A abertura do encontro contou com a presença dos adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, cujas famílias são assistidas pelo Bolsa Escola, além do monitor do coletivo, Alexandre Cruz e a gerente do Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente, Alexsandra Maria Hudson Beltrão Rosa, que desejou boas vindas ao grupo.
- Vocês já podem se considerar grandes vencedores, por terem optado a participar do Projovem, que é um programa que vem agregar conhecimentos culturais e sociais, além de trabalhar mecanismos com o jovem para uma melhor convivência familiar e comunitária, preparando-o para o mercado de trabalho. Implantar o ProJovem aqui no Roselândia era um sonho antigo e, desde já, desejamos boas vindas e que todos aproveitem muito bem o que for passado nos encontros semanais – destacou Alexsandra que, na oportunidade, distribuiu as camisetas do programa para os adolescentes.
O ProJovem Adolescente é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e reúne oficinas gratuitas de dança, esporte e informática. Desde que o programa teve início, em 2008, já foram atendidos cerca de mil jovens. No projeto, o jovem desenvolve atividades reflexivas de forma dinâmica e lúdica sobre diversos assuntos.
Os alunos participam de oficinas, em horário alternado da escola, sobre três eixos temáticos: Convivência Social, Participação Cidadã e Mundo do Trabalho. Além dos três eixos, são trabalhados seis temas transversais: “Juventude e Direito”, “Juventude e Cultura”, “Juventude e Saúde”, “Juventude e Trabalho”, “Juventude e Esporte e Lazer” e “Juventude e Meio Ambiente”.
Ainda há vagas para o ProJovem do bairro Roselândia e os interessados podem fazer sua inscrição às segundas-feiras, das 14 horas às 16h30min, na igreja católica do bairro, que fica Rua José Henrique Batista, nº01. Para inscrição, é necessário apresentar a Carteira de Identidade e o CPF do responsável, que deve estar presente no ato da inscrição, e o NIS (Número de Identificação Social), que é o número de inscrição do Cartão do Bolsa Família.
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, comentou sobre a importância do programa. “O Projovem é um programa que pretende dar opções para que os jovens que vivem em situação de vulnerabilidade levem uma vida mais saudável. Este é um projeto sócioeducativo que vem complementar a proteção social básica à família e que tem refletido em resultados muito positivos nos bairros onde é implantado”, observou o prefeito.
Para a adolescente Carine Padilha Leocardio, de 15 anos, participar do ProJovem será uma oportunidade de fazer novas amizades e de adquirir conhecimentos para o futuro. “Pretendo fazer boas amizades e aprender coisas boas que possam me ajudar a garantir uma vaga no mercado de trabalho e a minha própria renda”, comentou Carine, que nomeou o coletivo de “Os Incríveis”, com a seguinte justificativa: “ Por acreditamos que somos capazes e que temos condições de chegar onde quisermos e de realizar nossos sonhos”, finalizou.