Em comemoração aos 472 anos da cidade de São Paulo, o Museu da Energia de São Paulo promove, no próximo dia 24 de janeiro, a Oficina de Cianotipia, atividade gratuita que convida o público a vivenciar uma experiência artística a partir da técnica fotográfica histórica.
A oficina acontece das 10h às 13h e propõe a exploração de detalhes arquitetônicos do Museu da Energia de São Paulo e de construções emblemáticas da capital paulista, celebrando a história, a arquitetura e o patrimônio da metrópole. A atividade integra a programação especial de aniversário da cidade de São Paulo.
A condução da oficina será feita por Leandro Melo, artista visual e especialista em cultura visual e fotografia, com atuação nas áreas de arquitetura, conservação e restauração de documentos gráficos. A proposta oferece ao público a oportunidade de aprender e experimentar a cianotipia, técnica fotográfica reconhecida por suas imagens em tons de azul.
A atividade é gratuita e conta com inscrição prévia obrigatória.
Serviço:
Oficina de Cianotipia – Programação de Aniversário de São Paulo
Data: 24 de janeiro de 2026
Horário: das 10h às 13h
Local: Museu da Energia de São Paulo
Endereço: Alameda Cleveland, 601 – Campos Elíseos
Atividade gratuita – mediante inscrição prévia
Inscrições: https://bit.ly/oficinaFES
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento (FES) é uma Organização Social de Cultura (OS) que busca contribuir para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras. A FES possui unidades em sete municípios paulistas: a rede de Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, as Usinas-Parques (pequenas centrais de geração de energia) em Brotas, Rio Claro e Santa Rita do Passa Quatro e o Edifício do Acervo Histórico em Jundiaí, que abriga um acervo composto de mais de 260 mil fotografias, 10 mil plantas e desenhos técnicos, uma reserva técnica com mais de quatro mil objetos museológicos e 1.600 metros lineares de documentos arquivísticos, além de uma biblioteca especializada em energia com mais de 50 mil volumes.
Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/
Instagram: @museudaenergia
Facebook: Museu da Energia
YouTube: Museu da Energia