PCDs e familiares puderam aproveitar uma manhã de lazer, diversão e integração


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, realizou nesta sexta-feira (16) mais uma ação do projeto Férias Inclusivas, promovendo a ida de pessoas com deficiência (PCDs) ao Parque Aquático Municipal, na Ilha São João. A atividade contou com a participação de 11 pessoas, entre PCDs e familiares, que puderam aproveitar uma manhã de lazer, diversão e integração em um espaço público voltado ao entretenimento e à convivência.


Mãe do Michel, Michele Amaro compartilhou sua emoção ao participar da ação e destacou o quanto a inclusão e o cuidado fazem a diferença para as famílias. “A importância de estar aqui hoje é a inclusão que oferecem para nós, para estarmos curtindo esse momento, com apoio de todos e bem acompanhados. O espaço é estruturado, com um tempo reservado só para eles, para se sentirem melhor, mais acolhidos. Estou muito feliz de estar aqui e espero que tenham novas oportunidades, eu e minha família sempre estamos participando. Só tenho que agradecer”, disse.


Rosimara Madeira, mãe do Ícaro Valério, destacou a importância da iniciativa para a rotina das famílias. “Para mim é muito gratificante poder trazê-lo para estar participando dos passeios. Esse horário é muito bom, porque mais tarde é complicado, tem chuva e fica muito difícil de sair de casa. Para a gente tem sido muito bom”, afirmou.


Projeto


O projeto Férias Inclusivas busca ampliar o acesso das pessoas com deficiência a atividades recreativas gratuitas, em ambientes acolhedores e acessíveis. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito ao lazer inclusivo, proporcionando momentos de descontração durante o período de férias, além de fortalecer os vínculos sociais e familiares.


“Com o projeto Férias Inclusivas nós estamos dando a eles a condição de desfrutar das piscinas. Isso faz bem para a mãe, para a crianças, e acho importante eles estarem sempre interagindo entre si. Eu fico feliz que a nossa cidade tenha uma secretaria dedicada e que a gente possa trabalhar e contribuir para a inclusão”, ressaltou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa.