Edição de 2026 terá maratona de seis dias com mais de 50 obras selecionadas; inscrições vão até 20 de fevereiro
O II Festival Internacional Goitacá de Cinema anunciou sua convocatória de filmes na primeira quinzena do ano, alcançando destaque em veículos da imprensa brasileira e internacional, especialmente da América Latina. Segundo o diretor-geral do evento, o cineasta Fernando Sousa, mais de 700 filmes já foram recebidos para as cinco mostras competitivas e a inédita “Futuro do Clima”, com foco informativo e caráter não competitivo, o festival consolida sua vocação internacional ao atrair produções de cinco continentes. O mapa da atual edição abrange desde a força do cinema do Leste Europeu — com obras de Polônia, Bulgária e Hungria — até o vigor de mercados consolidados como França, Alemanha, Coreia do Sul e Rússia, além de uma forte presença latino-americana representada por Chile, Argentina e Venezuela.
Em menos de três semanas o número de inscrições já quase superou a marca da primeira edição do evento, que registrou 793 filmes inscritos. A quantidade de filmes recebidos reafirma o crescimento do evento, o potencial cinematográfico da região e é mais uma sinalização para a consolidação do festival como a maior vitrine do cinema independente no interior fluminense.
Após o período das inscrições dos filmes, uma equipe de curadores vai trabalhar no processo de escolha das obras que serão exibidas ao público durante o evento, que está previsto para acontecer entre os dias 06 e 11 de agosto de 2026. Além da UENF, a organização está buscando viabilizar a exibição de filmes em outros espaços culturais da cidade de Campos dos Goytacazes e da região. Com apoio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o festival exibirá pelo menos 50 filmes ao longo de seis dias.
A programação inclui ainda um Programa de Formação, com oficinas e workshops; o Cine Market Goitacá, voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que oferecerá debates, conferências e palestras. Outra atração importante, são as experiências turísticas,, realizadas em 2025 na Reserva Caruara e no Quilombo Machadinha, atraindo um público expressivo.
“ Com muita alegria e entusiasmo iniciamos os preparativos do II Festival Internacional Goitacá de Cinema, que está sendo abraçado pelos diferentes meios de comunicação no Brasil e internacionais, especialmente por países da América Latina. Esse ano intensificamos a divulgação internacional e já estamos colhendo ótimos resultados com o aumento expressivo de obras recebidas. Isso demonstra a força da iniciativa, o seu impacto na cidade de Campos e no interior do Estado do Rio”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do Festival Goitacá de Cinema.
O II Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O projeto tem parceria cultural e educacional com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), o Cine Darcy, a Diretoria de Cultura da UENF, o Projeto Caminhos de Barro, o Centro de Ciências do Homem (CCH) e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Conta ainda com a parceria de mídia da Folha da Manhã e da InterTV.
Panorama das Mostras
O festival busca obras de curta e longa-metragem, nos gêneros ficção e documentário, produzidas a partir de janeiro de 2025. Confira as categorias:
Mostra Competitiva Brasileira: dedicada a longas e curtas nacionais, inéditos ou não, abrangendo curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário.
Mostra Competitiva Internacional: aberta a obras estrangeiras de curta e longa duração em categorias de ficção e documentário.
Mostra Competitiva Zezé Motta: sessões voltadas para filmes que promovam a diversidade de raça e gênero no cinema brasileiro.
Mostra Competitiva Cabrunquinho: dedicada a filmes para o público de crianças e adolescentes.
Mostra Competitiva Olhares do Interior: vitrine exclusiva para a produção do interior fluminense, fortalecendo o vínculo entre território e criação.
Mostra Informativa Futuro do Clima: seção inédita focada em obras que abordem o debate ambiental e climático.
Sobre a Quiprocó Filmes:
A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente que em 2026 completa 10 anos de história. Sediada no Rio de Janeiro e filial em Campos dos Goytacazes, buscamos provocar mudanças através de um olhar inquieto. Criamos imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas vêem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Criamos conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produzimos conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas. Realizamos oficinas audiovisuais em parceria com instituições da sociedade civil.
Siga a Quiprocó Filmes:
Instagram: https://www.instagram.com/quiprocofilmes/
Twitter: https://twitter.com/quiproco_filmes
LinkedIN: https://www.linkedin.com/company/quiprocofilmes
Facebook: https://www.facebook.com/quiprocofilmes
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCtpEScDM2N1-ES1-ZAeQ32A
Vimeo: https://vimeo.com/quiprocofilmes
Siga o Festival Goitacá de Cinema:
Instagram: https://www.instagram.com/festivalgoitaca/
SERVIÇO
Inscrições: até 20 de fevereiro de 2026.
Onde: Regulamento e formulário no link da bio em @festivalgoitaca ou www.quiprocofilmes.com.br
Data do Festival: 06 a 11 de agosto de 2026.
Local: Campos dos Goytacazes e São João da Barra (RJ).
Custo: Programação e inscrições 100% gratuitas.
