A especialista Lidiane Leite ensina atividades simples e divertidas que ajudam crianças a ampliar o vocabulário, melhorar a leitura e desenvolver a escrita durante o período de férias.

Segundo a neuropsicopedagoga Lidiane Leite, a alfabetização no Brasil segue em situação crítica no cenário internacional. “Dados da UNESCO colocam o país na 80ª posição entre 129 nações no cumprimento
das metas educacionais. Já o PISA 2022 mostra que o Brasil permanece abaixo da média da OCDE, evidenciando que muitos estudantes não dominam plenamente a leitura e a escrita, o que compromete o aprendizado ao longo da vida escolar”, afirma.

A especialista alerta ainda para as dificuldades que já aparecem nos primeiros anos de escolarização. “Muitas crianças atualmente não leem com regularidade nem compreendem plenamente o que leem. O PIRLS 2021 coloca o Brasil entre os últimos colocados em compreensão leitora, indicando dificuldades precoces. Esse baixo desempenho compromete a ampliação do vocabulário e a produção escrita. O PISA 2022 reforça esse cenário ao mostrar que cerca de 50% dos estudantes brasileiros não atingem o nível básico de leitura, considerado pela OCDE essencial para a participação na sociedade”, completa.

No país, 49,7% das crianças que tiveram contato frequente com a leitura em casa antes do ensino fundamental atingiram níveis adequados de compreensão leitora, enquanto esse índice cai para 36% entre aquelas com leitura apenas ocasional. Para Lidiane, “a ausência do hábito de leitura no ambiente familiar prejudica muito o processo de alfabetização, reduzindo a ampliação do vocabulário e comprometendo a compreensão de textos, gerando dificuldades persistentes no aprendizado e impactando a escrita ao longo da vida escolar”.

A especialista também observa que muitas crianças passam mais tempo em frente à televisão do que lendo livros, prejudicando o desenvolvimento da linguagem e atrasando a alfabetização. “O excesso de tempo diante de televisores ou outros dispositivos reduz a interação verbal e o contato com livros e brincadeiras simbólicas, fundamentais para ampliar o vocabulário”, explica. Ela cita ainda uma pesquisa do Datafolha, que revelou que 94% das crianças brasileiras de 4 a 6 anos usam telas todos os dias, muitas vezes ultrapassando o dobro do tempo recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

Para ajudar os pais a estimular a leitura das crianças durante as férias, Lidiane Leite preparou algumas atividades e brincadeiras lúdicas:

01 – Sugestões de livros infantis
- O Prato de Trigo do Tigre
- O Tupi que Você Fala
- O Equilibrista
- Muito Cansado e Bem Acordado
 
02 – Procurando palavras
Escreva palavras simples em papéis (ex.: “bola”, “gato”, “casa”), esconda-os pela casa e peça para a criança procurar e ler cada palavra em voz alta.
 
03 – Palavra proibida
Escolha um tema e peça que a criança fale palavras relacionadas ao tema, mas sem usar uma vogal específica.
Ex.: para o tema “animal”, não pode dizer “aranha”, “pato” ou “rato”, pois possuem a vogal A.
 
04 – Dicionário em ação
Escolha uma palavra e peça que a criança explique com suas próprias palavras o significado e para que serve.
 
05 – Adivinha a palavra
Descreva um objeto ou animal sem falar o nome, usando gestos e movimentos. A criança deve adivinhar e depois escrever a palavra no papel.
 
06 – Jogo de rimas
Diga uma palavra e peça que a criança encontre o maior número de rimas possível.
Ex.: osso → pescoço.
 
07 – Palavras pequenas
Peça que a criança diga em 2 minutos todas as palavras curtas (monossílabas e dissílabas) que conhece. Depois, desafie-a a dizer palavras de qualquer tamanho começando com uma letra específica, como M.
 
08 – Certo ou errado
Mostre um objeto e diga um nome. A criança deve dizer se está certo ou errado.
Ex.: pegar um garfo e dizer que é uma faca, ou pegar um limão e dizer que é uma maçã.
 
LIDIANE LEITE - Pedagoga com pós-graduação em Neuropsicopedagogia e em Psicomotricidade. Possui vários cursos de aperfeiçoamento na área da Educação e da Psicologia. Escreve artigos e ministra palestras sobre educação, neurociência e comportamento infantil. É autora de ebooks, de vários livros-caixinhas publicados pela Editora Matrix e um jogo de cartas publicado pela Editora Booktoy.
Instagram: @lidiane_neuropsicopedagoga