País atingiu marco de 9 milhões de turistas estrangeiros, aumento de 40% em comparação ao ano anterior. Recorde colocou o Brasil como o país onde o turismo mais cresceu no mundo, à frente de destinos como Egito e Japão

As receitas geradas pelo turismo internacional no Brasil atingiram níveis inéditos. De janeiro a novembro, turistas internacionais movimentaram US$ 7,17 bilhões na economia brasileira, 8,41% a mais em relação ao mesmo período de 2024. Foto: MTur

 

Seja pela beleza incomparável, a cultura marcante ou a hospitalidade característica, o Brasil termina o ano como destaque no cenário global também no turismo. O momento é histórico: mais de 9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país em 2025, recorde que colocou o Brasil no centro das atenções internacionais. O volume representa um crescimento expressivo de 40% em comparação ao ano passado, que havia registrado 6,7 milhões de turistas. O número supera em 30% a previsão para 2025, que era de 6,9 milhões. Voos lotados, hotéis e meios de hospedagem em alta e praias cheias nos principais destinos neste fim de ano consolidam também o mercado interno como importante componente da equação do setor.
 

“O turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo. Promovendo eventos que geram alegria, emprego e renda. Promovendo o acesso dos nossos belos destinos a quem ganha menos no país, que é a maioria da população. Porque felicidade e alegria não podem ser questão de classe social: têm de ser símbolo da justiça social, da igualdade”, apontou Gustavo Feliciano, ministro do Turismo, durante a cerimônia de posse em dezembro.
 

O desempenho do país superou localidades que também tiveram forte expansão turística, como Vietnã, Egito, Etiópia e Japão. Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os números reforçam o potencial brasileiro. “A energia do Brasil contagiou o mundo, provando o sucesso das nossas estratégias de promoção. Somos o país com maior crescimento no turismo internacional em todo o planeta, alcançando um novo patamar de competitividade global. Sentimos o efeito prático desse avanço na geração de emprego e renda para milhares de famílias brasileiras”, avaliou Freixo.
 

“A marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros é resultado de um trabalho sério, técnico e integrado com todo o setor. O Brasil voltou ao mapa do turismo mundial mais forte e preparado. O crescimento impulsiona a economia e reforça o compromisso de fazer do turismo uma das grandes forças do desenvolvimento nacional”, analisou Celso Sabino, ex-ministro do Turismo.
 

BRASIL LÍDER — Segundo o relatório Barômetro Mundial do Turismo (World Tourism Barometer), da ONU Turismo, divulgado em novembro, o Brasil consolidou a posição de referência no mapa do turismo global, apresentando o maior crescimento nas chegadas de visitantes estrangeiros entre os principais destinos internacionais.
 

Além do aumento no volume de visitantes estrangeiros, as receitas geradas pelo turismo internacional no Brasil atingiram níveis inéditos. De janeiro a novembro, turistas internacionais movimentaram US$ 7,17 bilhões na economia brasileira, avanço de 8,41% em relação ao mesmo intervalo de 2024. O estado de São Paulo foi o destino que mais recebeu turistas estrangeiros em 2025, com quase 2,5 milhões de chegadas de janeiro a novembro. Logo em seguida vêm Rio de Janeiro (1,9 milhão), Rio Grande do Sul (1,4 milhão), Paraná (958 mil) e Santa Catarina (651 mil).