Iniciativa realizada em parceria com seis municípios promove alfabetização, formação de educadores e melhoria da aprendizagem em escolas públicas por meio da cultura Com o objetivo de acelerar a qualidade da educação pública brasileira, o Plano Anual do Instituto Ayrton Senna estabeleceu parceria com Nova Iguaçu para implementar projetos voltados à alfabetização e ao fortalecimento das habilidades de leitura e escrita em escolas públicas. Viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil, a iniciativa contou com o patrocínio de Arcos Dorados, Shell, BTG Pactual e Schneider Electric, e impactou diretamente milhares de crianças e jovens, ampliando oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento educacional por meio da cultura. O desenvolvimento do programa reafirmou a importância da colaboração entre toda a sociedade para promover a qualidade na educação. O projeto trouxe à rede novas perspectivas para o futuro educacional dos territórios parceiros, impactando positivamente a vida de milhares de crianças e jovens, garantindo-lhes melhores oportunidades de aprendizado e crescimento. Dentre as ações do projeto, estão a distribuição de livros pedagógicos e de literatura, a formação de educadores dedicados a impulsionar a leitura e a escrita dos estudantes e o apoio à gestão escolar. O prefeito de Nova Iguaçu, Dudu Reina, destacou a importância da parceria e o papel de cada um na jornada por uma educação de qualidade. “Tenho certeza de que a parceria do Instituto Ayrton Senna com a nossa secretaria de educação foi um dos maiores acertos do início do nosso governo. Tive muita dificuldade na época do colégio e hoje meu dever como prefeito é contribuir na vida de cada criança”. Reforçando a importância do trabalho em conjunto, Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, afirmou que todas as crianças têm o potencial para se desenvolver. “A educação é o carro que move esse potencial, e precisamos cuidar dele para que possamos cruzar a linha de chegada. Os gestores de toda equipe local são os engenheiros que moveram esse carro neste ano. O poder transformador da educação é dar asa para a criança aprender”, complementou.
Resultados em números A rede municipal de Nova Iguaçu adotou no município programas que tinham como objetivo alfabetizar e desenvolver a fluência de leitura por meio da cultura local. Ao todo, foram:
Sophia Cunha (11) relata que começou uma nova vida quando conseguiu ser alfabetizada com turmas menores. “Eu não conseguia prestar atenção no dever que a tia passava. Os outros pediam para ler e eu falava que não conseguia. Para mim isso era muito triste. No Se Liga, a sala tinha pouca gente, e a tia conseguia explicar o dever”, conta a menina.
Principais objetivos Dentre os seus principais objetivos do programa, destacam-se:
Programas aplicados Para que os números de alfabetização e gestão escolar tivessem resultado, o Instituto Ayrton Senna aplicou os seguintes programas:
Para saber mais sobre o projeto, acesse: Link
Ministério da Cultura apresenta o projeto Plano Anual Instituto Ayrton Senna o qual é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do patrocínio da Arcos Dorados, Shell, BTG Pactual e Schneider Electric, com a realização do Instituto Ayrton Senna, Ministério da Cultura e Governo do Brasil - Do lado do Povo Brasileiro.
Sobre o Instituto Ayrton Senna Fruto do sonho do tricampeão mundial de Fórmula 1, o Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que busca acelerar a qualidade da educação pública no país. Fazemos isso por meio de pesquisa e inovação, implementação de programas educacionais e contribuição com políticas públicas. Realizamos parcerias com redes de ensino públicas em todo o Brasil para promover alfabetização, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e gestão educacional. Em todos eles, trabalhamos com diagnósticos, formação de educadores e gestores, estabelecimento de metas, monitoramento de indicadores e oferecendo ferramentas e materiais educacionais para serem utilizados em sala de aula. Ao longo de nossa atuação, o Instituto já realizou mais de 39 milhões de atendimentos a crianças e jovens, em cerca de 3 mil municípios. Diante dos desafios socioambientais de hoje, acreditamos que transformar vidas por meio da educação seja um caminho essencial para a construção de um país mais justo e um futuro mais sustentável para todos e todas. |