Após cinco anos, a Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas voltou a brilhar no Rio de Janeiro. E o encerramento da programação cultural contará com artistas residentes do Teatro Sonora, situado em Conservatória: a Orquestra Harmônicos de Conservatória, com participação da cantora e compositora Juliana Maia, únicos artistas convidados do Sul Fluminense e do Vale do Café para celebrar esse ícone natalino carioca. O show será neste domingo, 28 de dezembro, às 17h50, no Lagoon, com entrada gratuita.

Com 60 metros de altura e quase 20 km de LEDs e Neon Flex, a Árvore da Lagoa segue iluminando a paisagem do Rio até 6 de janeiro de 2026, com programação gratuita no Lagoon e no Parque do Cantagalo. A volta da árvore, após meia década de ausência, tem o patrocínio da Petrobras e reforça sua importância como símbolo de encontro, afeto e encantamento para famílias de todo o país.

Música e identidade do Vale do Café no coração do Rio

A Orquestra Harmônicos de Conservatória tem como residência artística o Teatro Sonora, por meio do projeto “Sonora Portas Abertas”, e também conta com ele como um de seus mais atuantes patrocinadores atualmente. Formada por crianças e jovens, a orquestra é a primeira do distrito e promove formação musical aliada ao desenvolvimento da disciplina, da autoestima e do sentimento de pertencimento, beneficiando dezenas de estudantes da região.

Sua presença no palco da Lagoa representa muito mais do que uma apresentação artística: é o Vale do Café ocupando um dos cenários mais emblemáticos do Brasil, levando consigo história, tradição e novas gerações de talentos.

“A Orquestra Harmônicos de Conservatória nasceu de um sonho: dar oportunidade para que nossas crianças tivessem acesso à música, à cultura e à experiência transformadora do palco. Estar na Árvore da Lagoa representa ver esse sonho ecoar para o país inteiro. Estamos levando o nome de Conservatória, de Valença e de todo o Sul Fluminense para um momento histórico, com muita emoção e gratidão, graças a Petrobras que está presente onde há cultura brasileira, não apenas onde passam dutos, mas onde a cultura vive, pulsa e se expressa” - destaca Juliana Maia, fundadora do Teatro Sonora, do Centro Cultural e da Orquestra Harmônicos de Conservatória.

O trabalho desenvolvido por Juliana Maia em Conservatória há mais de uma década já revelou artistas, movimentou a economia criativa local e fortaleceu a identidade cultural do Vale do Café. A realização da orquestra, infantojuvenil e comunitária, reforça a vocação do território para a música e a valorização da seresta, agora dialogando com novas linguagens.

A participação na Árvore da Lagoa também simboliza a democratização do acesso à arte, conectando crianças do interior do estado a um dos maiores eventos natalinos do país.

Além da iluminação diária, a Árvore da Lagoa conta com feira de Natal, áreas instagramáveis, brinquedos, food trucks, shows e a Casa do Papai Noel. As luzes se acendem de quinta a domingo, com horários estendidos nos fins de semana, e o acesso é gratuito (com agendamento e limite de capacidade para algumas áreas).

O encerramento com a Orquestra Harmônicos de Conservatória e Juliana Maia, neste domingo, 28 de dezembro, às 17h50, no Lagoon, promete unir tradição, emoção e brasilidade, celebrando o Natal como tempo de encontro, esperança e transformação, sentimentos que também guiam o trabalho cultural desenvolvido no Vale do Café.

Sobre o Teatro Sonora

Localizado no histórico Vale do Café, em Conservatória/RJ, o Teatro Sonora celebra uma trajetória de resistência, afeto e inovação artística. Fundado em 2011 pela multiartista Juliana Maia, o espaço tornou-se, ao longo dos anos, uma das principais referências culturais e turísticas do Sul Fluminense, preservando e reinventando a tradição da seresta enquanto promove inclusão, educação e profissionalização no setor cultural.

Este ano o teatro Sonora conta com o patrocínio da Petrobras, através do “Festival Teatro Sonora 15 anos de história no Vale do café”, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), inaugurando uma nova fase de fortalecimento institucional, educativo e cultural, com a inclusão e a democratização do acesso à cultura, abrindo pautas para apresentações de artistas da região e renomes da nossa música popular Brasileira.

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como um de seus compromissos o desenvolvimento sustentável. Há mais de 40 anos, a Petrobras investe em projetos culturais que valorizam a brasilidade, ampliam o acesso à arte e promovem o desenvolvimento sociocultural em todo o país.

Serviço
- Apresentação: Orquestra Harmônicos de Conservatória, com participação especial de Juliana Maia
- Data: 28 de dezembro de 2025 (domingo)
- Horário: 17h50
- Local: Árvore do Rio na Lagoa Rodrigo de Freitas — Lagoon, Rio de Janeiro
- Entrada: Gratuita (sujeita à capacidade e a eventuais agendamentos para áreas específicas)