Durante o evento, será apresentado o programa Participa Jovem, voltado aos grêmios estudantis. Encontro também terá estande com as principais políticas públicas, entrega de brindes e atendimentos do Pé-de-Meia
 

Estudantes com camisetas e bonés do Pé-de-Meia, programa que está entre os destaques do MEC no evento. Divulgação/MEC

 

Representantes do Ministério da Educação (MEC) estarão no 5º Encontro Nacional de Grêmios, promovido pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. O evento tem início nesta quinta-feira, 4 de dezembro, e segue até domingo (7).
 

Durante o evento, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC apresentará uma nova política pública — o Participa Jovem, que visa fomentar e fortalecer os grêmios estudantis, de forma a promover o protagonismo juvenil e a participação democrática nas escolas. Com isso, o programa busca ampliar a participação política e social dos estudantes, garantir equidade educacional e promover práticas que valorizem a diversidade.
 

O programa será implementado por meio de ações articuladas com os estados, municípios e escolas, de modo a envolver a formação, a mobilização e o apoio a projetos inovadores. A atuação será organizada em três eixos — coordenação federativa, por meio da articulação entre o MEC, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Ubes; formação, que visa à capacitação de secretarias, gestores, professores e representantes estudantis; e mobilização e conexão, com a criação da Rede de Grêmios e de uma plataforma nacional para comunicação, repositório e interação entre os estudantes.
 

Mais ações – O estande do MEC no evento oferecerá atendimento individual aos beneficiários do Pé-de-Meia. Também serão realizadas duas rodas de conversa com as lideranças estudantis para apresentar as regras e as novidades do programa — como a página de consulta para estudantes e a opção de investimentos — e orientar a produção de materiais de comunicação pelas organizações sobre o Pé-de-Meia.
 

Além disso, as principais políticas públicas da pasta terão destaque no estande, que trará uma roleta de brindes, com perguntas sobre algumas políticas: a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP); o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Partiu IF); o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem); os 100+ novos Institutos Federais (IFs); o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); o Sistema de Seleção Unificada (Sisu); o Programa Universidade para Todos (ProUni); e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
 

Completam as iniciativas apresentadas no evento o Compromisso Nacional Toda Matemática; o Programa Escola das Adolescências; o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); e o programa Na Ponta do Lápis.
 

Evento – O 5º Encontro Nacional de Grêmios (ENG) terá como eixos centrais a defesa da educação pública, o fortalecimento da participação política da juventude e a valorização da diversidade estudantil. O evento é gratuito e aberto ao público. Ao longo de quatro dias, estudantes do ensino médio, técnico e pré-vestibular participarão de debates, rodas de conversa, atividades culturais e esportivas.
 

O evento reunirá cerca de 5 mil estudantes de todo o país, com delegações dos 27 estados e do Distrito Federal, de modo a fortalecer a organização e a participação estudantil por meio dos grêmios estudantis e celebrar o marco histórico dos 40 anos da Lei do Grêmio Livre (Lei nº 7.398/1985).

Confira a programação completa