Tradução para munduruku garante acesso às informações sobre como solicitar a nova antena gratuita a beneficiários de origem indígena que se comunicam pouco em português

A Entidade Administradora da Faixa (EAF), responsável pela execução do programa Brasil Antenado do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, reforça seu compromisso com a inclusão social e linguística ao traduzir um vídeo tutorial de divulgação para o idioma indígena munduruku em Jacareacanga, no Pará. O município é um dos 323 contemplados pelo programa Brasil Antenado, que instala gratuitamente novas antenas parabólicas digitais para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico.

A ação alinha-se à determinação do Governo Federal de promover a inclusão linguística estabelecida, em outubro, no Acordo de Cooperação Técnica entre a Presidência da República, Ministérios dos Povos Indígenas, Ministério Público Federal, e outros órgãos.

A maioria das famílias inscritas no CadÚnico e aptas a receber a nova antena em Jacareacanga é de origem munduruku. Ao notar a barreira linguística, a EAF, em um esforço coordenado com a Prefeitura do município, produziu um vídeo tutorial para a inscrição no programa no idioma nativo. A tradução foi realizada em colaboração com o secretário municipal de assuntos indígenas da cidade, Lenilson Munduruku.

Leandro Guerra, CEO da EAF, destaca a importância da iniciativa. “O programa Brasil Antenado fala justamente sobre inclusão: levar um sinal de televisão aberta com qualidade para essas famílias de baixa renda. Diante de uma população majoritariamente munduruku, não poderíamos permitir que a língua fosse um fator de exclusão. A tradução é fundamental para que mais pessoas possam aderir e garantir o benefício de ter acesso a uma televisão de qualidade, que se repercute em informação e entretenimento de qualidade”, explica.

As famílias inscritas no CadÚnico em Jacareacanga podem agendar até 13 de dezembro a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital.
 

Brasil Antenado

O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
O programa foi dividido em três fases, até junho de 2026.

● Fase A (14/07/2025–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas.
● Fase B (13/10/2025 - 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) - mais de 229 mil famílias aptas.
● Fase C (12/01/2026 - 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.

A lista completa de cidades está disponível no site oficial brasilantenado.org.br

Sobre a EAF

A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.