Evento aconteceu nesta terça-feira, no auditório do CEI Vieira da Silva, com trabalhos que envolveram impressoras 3D, robótica e outros elementos
A Secretaria de Educação de Barra Mansa, por meio do projeto de TecnoMaker, realizou na tarde desta terça-feira, dia 02, no Centro Educacional Integrado (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, a II COTEC-BM (Competição de TecnoMaker de Barra Mansa) das escolas da rede pública de ensino. Cerca de 40 alunos apresentaram seus projetos desenvolvidos ao longo de todo o ano. Os três primeiros colocados de cada modalidade foram premiados com medalhas.
As apresentações contemplaram diferentes categorias, refletindo a diversidade de ideias e propostas trabalhadas em sala de aula. Os projetos foram avaliados por um júri, que considerou critérios como originalidade, aplicabilidade e domínio do conteúdo por parte dos alunos. Os trabalhos levaram em consideração a criação e apresentação de soluções inovadoras, utilizando kits de robótica e impressão 3D.
A coordenadora e assessora do Projeto TecnoMaker na secretaria, Débora Laurindo, ressaltou os benefícios da iniciativa. “A COTEC-BM tem como objetivo estimular a criatividade, o pensamento científico e o interesse pela inovação. Nós realizamos formações nas unidades escolares, junto aos professores, para eles usarem as ferramentas que tem no laboratório, que incluem equipamentos como a impressora 3D, o kit de robótica, entre outros", destacou.
Aluna do Ciep 483 Ada Bogato, Kaylane Vitória, detalhou como foi produzido o trabalho que utilizou um sensor para verificar a umidade em vaso de planta. “Esse sensor de umidade serve para ver se o solo está úmido ou seco. A gente coloca dentro da terra, se o LED vermelho apagar, é porque ele está úmido. E se o LED vermelho estiver com a luz acesa, é porque está seco. Isso evita o desperdício de água”, contou a estudante.