Evento que discute modelos de inovação para a rede de ensino aconteceu nesta quinta-feira, dia 13, em Valença
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou da Mostra Regional de Escolas Inovadoras, nesta quinta-feira, dia 13 de novembro. O evento aconteceu no UNIFAA, em Valença, e reuniu educadores de diferentes cidades do Sul Fluminense, entre as quais Resende se destacou pela apresentação de uma proposta desenvolvida na Escola Municipal Coronel Arthur Baptista Filho. A participação do município é resultado de um processo de formação de professores realizado, em setembro e outubro, no Laboratório LabIdeias da UERJ. O encontro foi promovido pela ADR Sul Fluminense, em parceria com o Centro Universitário de Valença e a Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro.
Representada pelo diretor geral, Bruno Pontes, a E.M. Coronel Arthur Baptista Filho apresentou o projeto ‘Somos o comum que transforma’. A iniciativa propõe uma mudança de cultura escolar baseada no respeito, empatia, cooperação e cuidado com o coletivo, fortalecendo o sentimento de pertencimento entre estudantes e profissionais. O projeto será desenvolvido em duas fases, utilizando metodologias ativas que estimulam o protagonismo e valorizam a autonomia estudantil.
As atividades incluem rodas de conversa, grupos de mediação de conflitos, oficinas socioemocionais, projetos interdisciplinares ligados à sustentabilidade, cidadania e solidariedade, além da criação de clubes e grêmios estudantis para a criação de novas campanhas coletivas em prol da unidade escolar. A culminância da proposta será uma mostra final com os resultados das ações e relatos de transformação dos alunos.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Rosa Frech, a presença do município na Mostra Regional de Escolas Inovadores destaca o compromisso com o desenvolvimento contínuo da rede pública de ensino de Resende.
— A participação na Mostra Regional reforça o compromisso de Resende com uma educação que valoriza a inovação e o protagonismo dos estudantes. O projeto apresentado pela Escola Coronel Arthur Baptista Filho demonstra o empenho da nossa rede em construir ambientes mais acolhedores e colaborativos. É um reconhecimento muito importante do trabalho que vem sendo desenvolvido em nossas escolas. – finaliza Rosa.
Além das apresentações de propostas desenvolvidas pelas escolas do Sul Fluminense, a Mostra Regional contou com a exposição do estudo desenvolvido por Amanda Santos, especialista em Gestão Escolar, sobre os Ginásios Educacionais Tecnológicos aplicados no município do Rio de Janeiro.