Evento promove oportunidade de conhecer um pouco mais da história da Cidade de Resende, com foco é a participação da população negra 

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no próximo sábado (8), às 9h, uma edição especial do projeto “Passeio Histórico com Olhar Afro-centrado”. O projeto tem como objetivo oferecer a população do município uma caminhada pelo Centro Histórico, contando a história a partir de prédios, construções e monumentos. No passeio com Olhar Afro-Centrado, o foco é a participação da população negra nesta história. 

Para o mês da Consciência Negra, a caminhada terá um roteiro especial. A partir dos prédios históricos da cidade, o guia apresentará a trajetória da população negra e a sua relação com esses espaços e memórias. Será abordado o período do regime de escravidão, passando pela contribuição que os africanos e afro-brasileiros deixaram como legado e o protagonismo negro em Resende e no país, com atores históricos que contribuíram para a construção dcidade e a formação dcultura local. 

Para o diretor do Arquivo Histórico, Angelo de Paula, o Passeio Histórico com Olhar Afro-centrado, ao dar visibilidade para a experiência e o protagonismo negro na história, pretende que a população negra de Resende se reconheça na história da cidade, fazendo com que essa história tenha significado e sentido para essa parcela da população que na maioria das vezes não se vê representada na história oficial, ou representada de uma forma distorcida. 

passeio se inicia na Ponte Nilo Peçanha, conhecida popularmente como Ponte Velha, na margem de Campos Elíseos, e seguirá para a Praça Oliveira Botelho. O passeio prevê também a Praça do Centenário, a Igreja do Rosário, o prédio da Casa da Cultura Macedo Miranda, a Associação Operária e o Parque Zumbi. Não é necessário fazer agendamento prévio para participar do Passeio Histórico,